Dicas para aliviar a dor muscular após o treino
Sentir algum desconforto muscular após uma sessão de treino intenso é algo bastante comum entre todos aqueles que se exercitam de forma regular. A dor física sentida após o exercício lembra-nos do esforço que vamos fazendo para manter a forma e alcançar os nossos objetivos.
Siga as nossas dicas para que possa lidar da melhor forma com a sua dor muscular pós-treino.
1. Alongamento muscular – a chave da recuperação
Para aliviar a dor muscular após o exercício físico, é importante alongar-se suavemente para evitar possíveis ruturas musculares, massajar os músculos doridos e descansar. Com um alongamento suave, poderá eliminar as toxinas causadas por dores musculares e relaxar os músculos mais afetados. Esta é sem dúvida, a melhor defesa para manter os músculos saudáveis após o exercício físico.
2. É melhor aplicar frio ou calor?
O frio e o calor aplicados a uma área muscular dorida acalmam e relaxam, e é por isso que são duas terapias bastante comuns para aliviar dores musculares e articulares. No entanto, eles não devem ser aplicados simultaneamente. Somente se a dor for recente, produzida durante as primeiras 48 horas, deverá colocar gelo no músculo afetado. Com esta técnica, diminuirá a inflamação muscular, diminuirá a temperatura na zona afetada e aliviará gradualmente a dor. Por outro lado, se a dor persistir por alguns dias, é aconselhável consultar um especialista em fisioterapia para que este observe a lesão e indique o tratamento mais adequado. Nesses casos, a termoterapia ou a aplicação de calor na área é uma das técnicas mais eficazes para melhorar a circulação, aliviar a dor muscular acumulada ao longo de vários dias e recuperar a mobilidade muscular e articular.
3. Opte por uma recuperação ativa
A dor muscular pode fazer com que a pessoa não queira mexer-se ou praticar qualquer atividade mas, neste caso, mexer é exatamente o que o corpo precisa para que a recuperação seja mais rápida. A recuperação ativa tem muitas vantagens, e ajuda os músculos a voltar ao seu estado normal, aliviando o stress e toda a pressão colocada pelo treino, o que faz com que estes fiquem mais fortes ao longo do tempo. Intercalar um dia de treino mais intenso com um dia para uma aula de Body Balance, Pilates, algumas caminhadas ou exercícios de baixo impacto são algumas das opções a levar em conta.
4. Prevenir é melhor que remediar
A dor muscular pode ser uma parte normal de um treino, mas existem algumas práticas que pode seguir para evitá-la. Manter um estilo de vida saudável, seguir uma dieta equilibrada e fazer atividade física regular, para além de dar importância ao trabalho de alongamento muscular e aos diferentes métodos de relaxamento, são uma grande ajuda para fortalecer os músculos e mantê-los em boas condições. A higiene postural também influencia as lesões musculares: tomar consciência e corrigir a postura corporal com exercícios fáceis e práticos é um ponto igualmente importante para a saúde muscular e articular. Algumas sessões de Peak Pilates também podem ajudar a uma melhoria da sua consciência corporal.
É importante sublinhar que, se experimentar uma dor mais desconfortável e intensa do que o normal, e/ou que perdura ao longo do tempo e interfere nas suas atividades diárias, deverá consultar os especialistas em fisioterapia para descobrir a fonte do desconforto e como este poderá ser aliviado. Alguns elementos da nossa equipa de personal trainers, poderão também orientá-lo(a) da melhor forma.
PODE TER INTERESSE EM LER: AS 5 DICAS INFALÍVEIS PARA SE LIVRAR DA DOR MUSCULAR
Se procura um estilo de vida saudável e ativo, não hesite! Coloque as suas dúvidas e questões clicando aqui, ou ligue o nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou o nº 258 938 554 (Ponte de Lima).