Prevenção do Cancro da Mama – siga os nossos conselhos!
No Dia Nacional de Prevenção do Cancro da Mama, lembramos que um estilo de vida protetor é a melhor forma de evitar este tipo de doença oncológica.
PODE TER INTERESSE EM LER: Exercício físico moderado pode reduzir risco de sete tipos de cancro
Hoje há mais esperança, os rastreios e a deteção precoce sofreram uma enorme melhoria, os tratamentos para o cancro da mama são mais eficazes e a sobrevivência aumentou significativamente. Após o diagnóstico, a taxa de sobrevivência a 5 anos para o cancro da mama é superior a 90%.
PODE TER INTERESSE EM LER: Exercício leve a moderado melhora o prognóstico de pacientes oncológicos
PODE TER INTERESSE EM LER: Exercício físico após diagnóstico de cancro: barreiras e benefícios
Após décadas de análise da evidência de milhões de casos de cancro em todo o mundo, os principais fatores de risco para o cancro da mama estão identificados. As melhores estratégias para reduzir o risco de cancro da mama passam por adotar um estilo de vida protetor como evitar álcool, ter um peso saudável, ser fisicamente ativo, ter uma alimentação rica em cereais integrais, vegetais, fruta e leguminosas, alimentos densos em nutrientes essenciais.
Quatro medidas básicas para diminuir o risco de cancro da mama
1. Beber álcool aumenta o risco de cancro da mama. O álcool influencia os níveis sanguíneos de estrogénio e de outras hormonas, aumentando a probabilidade de ter cancro.
O álcool é um agente cancerígeno comprovado. Pode causar danos celulares que desencadeiam o desenvolvimento de células cancerígenas.
2. O excesso de gordura corporal aumenta o risco de cancro da mama pós-menopausa. A presença de excesso de tecido adiposo provoca inflamação, podendo levar a mutações nas células saudáveis. Ter excesso de peso aumenta os níveis sanguíneos de insulina e de outras hormonas capazes de acelerar o crescimento cancerígeno.
3. O comportamento sedentário está ligado ao aumento do risco de cancro. Praticar atividade física diminui o risco para este tipo de cancro. A atividade vigorosa diminui o risco de cancro da mama pré-menopausa. A atividade moderada diminui o risco de cancro da mama pós-menopausa. Uma atividade física regular ajuda a controlar o complexo sistema hormonal. Há, ainda, evidências de que as pessoas fisicamente ativas, antes e depois do diagnóstico, têm mais chances de sobreviver ao cancro da mama.
4. A amamentação também reduz o risco para este tipo de cancro através da regulação dos níveis hormonais no corpo da mãe. Parece que no final da amamentação, o corpo é capaz de se livrar das células da mama que possam ter lesões no DNA.
O AXIS WELLNESS disponibiliza serviços de Exercício Clínico como coadjuvante terapêutico a pessoas portadoras de doença oncológica, com possibilidade de adaptação do plano de treino ás diversas fases desta patologia.
Possuímos uma equipa multidisciplinar, com médico especializado em medicina desportiva, fisioterapeutas, nutricionista, e fisiologistas do exercício. Trabalhamos em articulação com o tratamento prescrito pelo médico que acompanha o paciente.
Para mais informações sobre os nossos serviços clique aqui ou contacte-nos através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo)
Fontes de informação: http://www.aicr.org/ https://www.wearitpink.org/ e http://stopcancerportugal.com/2018/10/19/prevenir-o-cancro-da-mama-adote-um-estilo-de-vida-protetor/