Axis Wellness Club

Dia Mundial da Coluna – 16 de Outubro

O Dia Mundial da Coluna celebra-se a 16 de outubro.

Em Portugal, as dores na coluna vertebral são uma das principais causas da ida ao médico. Estima-se que mais de 70% da população portuguesa já sofreu ou sofre com dores na coluna, e representam mais de 50% das causas de incapacidade física em idade laboral sendo uma das principais causas de ausência no trabalho. Algumas das principais doenças da coluna são as hérnias discais, doença discal degenerativa, artroses, os conhecidos ‘bicos de papagaio’, sendo estas queixas frequentes nos mais idosos. Os mais jovens também sofrem de dores na coluna, motivadas por escolioses ou cifoses (desvios para a frente).

Segundo a OMS, 1 em 4 adultos e mais de 80% dos adolescentes não são ativos o suficiente.

Dores nas costas

Além de limitar bastante os movimentos, a dor nas costas pode ser uma dor incapacitante.

Os estudos da dor na coluna mostram que posturas incorretas, obesidade, sedentarismo, e falta de exercício físico, são os fatores mais relevantes no desenvolvimento da dor e das doenças associadas

O que fazer para atenuar as dores costas?

  • Ter uma postura corporal correta ao longo do dia, seja a dormir, a comer, a andar, no computador, a subir escadas, etc.
  • Praticar exercício físico regularmente.
  • Receber massagens.
  • Dobrar pernas ao levantar pesos do chão.
  • Alongar a coluna.

 

Das causas degenerativas, isto é, próprias do envelhecimento das estruturas, as mais importantes de referir são as hérnias discais, a estenose do canal vertebrar e espondilolistese. A osteoporose é também muito comum na população acima dos 65 anos e pode ser a causa de fraturas vertebrais, as quais condicionam dor.

Os acidentes de viação ou de trabalho podem provocar contraturas musculares, entorses, fraturas, e consequentemente dor na coluna. As lesões desportivas dos elementos que dão suporte à Coluna (ligamentos, músculos e tendões) também podem ocasionar dor vertebral.

Enquadrado na área de exercício clínico, no AXIS WELLNESS desenvolvemos o programa de exercício clínico Coluna Saudável que está voltado para pessoas com patologias diagnosticadas da coluna vertebral, algias frequentes a nível das costas de forma generalizada, pessoas com problemas posturais e para pessoas que queiram aprender a se auto cuidar e a ter o alívio dos sintomas, mas também prevenirem problemas mais sérios. As aulas abrangem exercícios de reforço muscular, mobilidade articular, flexibilidade e consciência corporal.

Existem outras atividades nos nosso clubes que poderão ajudar na recuperação e prevenção das dores lombares, como por exemplo,as aulas de grupo de Body Balance ou Pilates. A prática regular destas modalidades ajuda a melhorar a postura, a fortalecer a musculatura e a aumentar a flexibilidade, contribuindo para um desenvolvimento uniforme e equilibrado do corpo, ajudando no alívio das dores de coluna.

 

Para saber mais informações sobre os nossos serviços  clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)