Axis Wellness Club

Dia Mundial da Coluna – 16 de Outubro

O Dia Mundial da Coluna celebra-se a 16 de outubro.

Estima-se que mais de 70% da população portuguesa já sofreu ou sofre com dores na coluna vertebral. As doenças da coluna representam mais de 50 por cento das causas de incapacidade física em idade laboral e são uma das principais causas de ausência no trabalho.

Segundo a OMS, 1 em 4 adultos e mais de 80% dos adolescentes não são ativos o suficiente.

Dores nas costas

Além de limitar bastante os movimentos, a dor nas costas pode ser uma dor incapacitante.

Os estudos da dor na coluna mostram que posturas incorretas, obesidade, sedentarismo, e falta de exercício físico, são os fatores mais relevantes no desenvolvimento da dor e das doenças associadas

O que fazer para atenuar as dores costas?

  • Ter uma postura corporal correta ao longo do dia, seja a dormir, a comer, a andar, no computador, a subir escadas, etc.
  • Praticar exercício físico regularmente.
  • Receber massagens.
  • Dobrar pernas ao levantar pesos do chão.
  • Alongar a coluna.

 

Das causas degenerativas, isto é, próprias do envelhecimento das estruturas, as mais importantes de referir são as hérnias discais, a estenose do canal vertebrar e espondilolistese. A osteoporose é também muito comum na população acima dos 65 anos e pode ser a causa de fraturas vertebrais, as quais condicionam dor.

Os acidentes de viação ou de trabalho podem provocar contraturas musculares, entorses, fraturas, e consequentemente dor na coluna. As lesões desportivas dos elementos que dão suporte à Coluna (ligamentos, músculos e tendões) também podem ocasionar dor vertebral.

Enquadrado na área de exercício clínico, e a pensar na prevenção da dor, assim como nas diversas patologias associadas, o AXIS WELLNESS desenvolveu o programa Coluna Saudável.

Para mais informações sobre este programa clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)