Axis Wellness Club

Conheça o seu tipo de corpo e saiba como deve treinar e comer.

Enquanto algumas pessoas têm maior facilidade em queimar gordura, outras terão maior propensão em ganhar músculo, e outras nem por isso. Isto deve-se à genética de cada pessoa, pois todas são diferentes.

O que provavelmente desconhece são os diferentes tipos de corpo (conhecidos por biótipos) em que podemos dividir as pessoas, e assim ter uma melhor noção do regime alimentar e do treino para cada um. 

Os biótipos dividem-se em:

1) Ectomorfo
2) Endomorfo
3) Mesomorfo

Descobrir qual é o seu tipo de corpo é muito importante, pois é ele que determina qual o seu treino e regime alimentar ideais. Isso resultará em resultados melhores e mais rápidos.

1. Ectomorfos

Os ectomorfos têm corpo esguios, com membros comprimidos e uma largura de ombros estreita. Têm um metabolismo muito acelerado, e quase que podem comer o que lhes apetece que pouco peso ganham.
Ouvir que é muito difícil ganhar peso pode parecer um sonho, mas um ectomorfo também tem grandes dificuldades em ganhar massa muscular.

2. Endomorfos

Já os endomorfos são oposto dos ectomorfos. Os endomorfos por norma não têm corpos esguios, têm membros mais curtos, cinturas largas, e ganham peso com facilidade.
Um endomorfo pode ter mais facilidade que um ectomorfo em desenvolver a massa muscular, mas vai ter uma enorme dificuldade em perder peso.

3. Mesomorfos

Por fim temos os mesomorfos. E se é um mesomorfo, considere-se alguém com sorte – os mesomorfos são considerados geneticamente abençoados, pois conseguem queimar gordura e desenvolver a massa muscular ao mesmo tempo, e por norma são muito mais atléticos. Geralmente têm cinturas estreitas, troncos desenvolvidos, e são mais musculados que o normal. E para eles é muito fácil queimar gordura

DICAS DE TREINO E REGIME ALIMENTAR PARA OS DIVERSOS BIÓTIPOS

Treino para ectomorfos

Se através das características que referimos acima se considera um ectomorfo, eis o que deve ter em consideração no seu treino:

✓ Como objectivo primário deverá certamente aumentar a massa muscular, com um grande foco no treino com pesos, e apostar em exercícios básicos.

✓ Coloque o seu foco em pesos livres em vez de máquinas, e assegura-se que faz um treino baseado em movimentos compostos.

✓ Evite o treino cardio.

Regime alimentar para ectomorfos

Os ectomorfos tendem a funcionar bem com hidratos de carbono (55%), ingestão moderada de proteína (25%) e baixo teor de gordura (20%).

Treino para endomorfos

Como endomorfo terá alguma facilidade em ganhar força e massa muscular, mas terá alguma dificuldade em eliminar a gordura, por isso terá que ter algum equilíbrio nos teus treinos.

✓ O endomorfo precisa de treino de musculação, mas também bastante treino de cardio. Só assim irá conseguir reduzir a gordura.

✓ É importante que coloque bastante intensidade nos treinos de musculação, pois assim irá acelerar o seu metabolismo, mas precisa de treino cardio com regularidade para evitar ganhos de gordura.

Regime alimentar para endomorfos

Os endomorfos tendem a não funcionar bem com hidratos de carbono. Ao nível dos macronutrientes a distribuição ideal será 40% de gordura, 35% de proteína e 25% de hidratos de carbono. As proteínas e as gorduras (saudáveis) devem ser a sua fonte de energia principal.

Treino para mesomorfos

Sendo um mesomorfo irá ganhar músculo e queimar gordura com facilidade. Isso não significa que se possa desleixar nos treinos.

✓ Para melhores resultados, deve realizar treinos focados em hipertrofia e força.

✓ Trabalhe com cargas pesadas, e procure manter as suas séries entre as 6 e as 12.

✓ Em termos de treino cardio, 2 sessões de treino intervalado de alta intensidade por semana deverão ser o suficiente para aumentar a sua resistência física e queimar gordura.

Regime alimentar para mesomorfos:

O regime alimentar ideal passará por um nível mais equilibrado de macronutrientes: 40% de proteína, 30% de hidratos de carbono e 30% de gordura.

CONCLUSÃO:

O seu tipo de corpo certamente não deve limitá-lo(a) e não deve ser usado como desculpa para não melhorar. Claro que se é um endomorfo natural, provavelmente será demasiado ambicioso tornar-se num Brad Pitt ou numa Cláudia Raia, mas ainda assim poderá obter um aspeto físico impressionante desde que siga um plano de treino e nutricional adequados, e mantenha a consistência e disciplina nos mesmos.

Para resultados ainda mais rápidos e consistentes, considere sempre o apoio de um personal trainer, e recorra ao serviço de nutrição dos nossos clubes, incluído em todas as modalidades de adesão.

Se gostaria também de saber o tipo de treino ideal, assim como o plano alimentar mais adequado, e ainda não é nosso cliente clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).