Axis Wellness Club

Conheça 5 dicas para combater a flacidez com eficácia

Muito comum a partir de uma certa idade, a flacidez corporal é um processo natural do corpo humano, mas que gera bastante incómodo, principalmente entre as mulheres.

A flacidez ou lassidão da pele vem como resultado do envelhecimento cronológico, fotoenvelhecimento ou mudanças significativas na experiência das dimensões do corpo após um processo de emagrecimento ou gravidez. O tecido sofre alterações biomoleculares e alterações estruturais, levando à degradação do colagénio e elastina, proteínas que garantem a firmeza da pele e estão presentes nos tendões e ligamentos.

Existem dois tipos de flacidez: a muscular e a dérmica.

A flacidez muscular é profunda e mais difícil de ser tratada, pois acontece na consequência do desgaste das fibras de manutenção musculares. A flacidez dérmica apresenta uma desorganização dessas fibras. Afeta diretamente a autoestima e a motivação, especialmente nas mulheres.

O melhor tratamento para a prevenção da flacidez é abraçar um estilo de vida saudável através de uma alimentação equilibrada e diversificada, da prática regular de exercício físico e de sono reparador. É importante também não ter grandes oscilações de peso.

Se deseja combater a flacidez siga as 5 dicas deste artigo:

1. Pratique treino de força

No processo de emagrecimento a tendência é privilegiar o treino aeróbio devido ao elevado dispêndio energético que este promove, contudo, é fundamentar trabalhar o desenvolvimento e manutenção de massa magra (muscular). No treino com resistência (força) não precisa de colocar grandes cargas, basta incluir exercícios para o seu objetivo ou até mesmo realizar exercícios com o peso do corpo. Por exemplo, se gostaria de reduzir a flacidez nos membros inferiores, o agachamento é um exercício de eleição para glúteos e coxas mais firmes, já se o seu desafio é mais no tronco pode sempre optar por realizar push-ups para fortalecer os seus braços e peito. E não tenha receio em desenvolver muito a sua musculatura, se for mulher, na verdade, é um mito, uma vez que acontece mais facilmente nos homens devido a uma maior predominância de testosterona.

Fale com o seu Personal Trainer para lhe indicar os melhores exercícios consoante a sua condição física, objetivos e preferências, experimente e veja por si só os resultados.

PODE TER INTERESSE EM LER: AS MULHERES NÃO TREINAM TRONCO E BRAÇOS E OS HOMENS NÃO TREINAM PERNAS?

2. Reduza a exposição solar

A exposição crónica à radiação solar contribui para o envelhecimento precoce da pele, num processo mediado pela radiação ultravioleta e designado por fotoenvelhecimento.

A exposição crónica à radiação UV, pela superior capacidade de penetração dérmica, é o principal responsável. Rugas e perda da elasticidade cutânea, alterações pigmentares e de textura da pele são manifestações frequentes. A prevenção da exposição solar excessiva e a prática de uma fotoproteção rigorosa, são medidas eficazes para reduzir o aparecimento de flacidez. Evite a exposição solar nas horas de radiação UV mais intensa, procure a sombra e prefira roupa protetora quando estiver ao ar livre, evite fontes artificiais como solários e claro utilize com frequência protetor solar segundo o seu tipo de pele, sobretudo na cara e no pescoço, mesmo nas estações de outono e inverno.

3. Evite tomar banhos muito quentes

Sabia que muitas pessoas tomam banho a temperaturas superiores a 40º? É verdade, se for o seu caso, está na hora de começar a reduzir a temperatura do seu banho. Ao tomar banho com a água muito quente está a promover a desidratação da pele fazendo com que esta fique opaca, flácida e frágil. Não é necessário tomar banho de água fria, mas tenha em mente que a água muito quente retira a barreira protetora da pele, promovendo escamação.

4. Aumente o consumo de alimentos ricos em proteína e colagénio 

Inclua alimentos ricos em proteínas e colagénio, como carnes brancas, peixe, frutas cítricas, frutas vermelhas e vegetais escuros ajudam a manter a firmeza da pele. Evite ao máximo produtos processados, ricos em gordura e açúcar refinado.

Caso tenha dificuldade em perceber quais os melhores alimentos para si, agende uma consulta com o nosso nutricionista para o aconselhar a realizar as melhores escolhas. O objetivo não é comer alimentos que não gosta, mas sim, procurar alternativas que ajudem a combater a flacidez e a retardar os sinais de envelhecimento.

5. Beba água

O corpo humano é constituído por cerca de 60% a 70% de água! Beber pouca água leva à desidratação da pele e a diminuição da sua sustentação e firmeza, o que a torna flácida e sem brilho. A água para além de deixar a pele firme e hidratada, ajuda ainda na eliminação de toxinas e substâncias irritantes, que podem prejudicar e causar o envelhecimento da pele. Em média, deveria consumir cerca de 2l de água por dia e aumentar a sua ingestão se praticar atividade física. Evite beber água às refeições uma vez que o líquido dificulta o processo digestivo. Opte por beber um grande copo de água logo ao acordar e vá bebendo ao longo do dia pequenas doses. Manter a pele hidratada é também essencial para evitar a flacidez.

PODE TER INTERESSE EM LER: 6 DICAS PARA BEBER MAIS ÁGUA AO LONGO DO DIA

O exercício, na medida certa, é um grande aliado para a sua saúde e bem-estar.  Se procura fazer exercício físico de forma segura, e com o acompanhamento de profissionais devidamente qualificados, clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Créditos da foto: designed by Drazen Zigic – Freepik.com