Condição física prevê longevidade a partir dos 70 anos
A maioria dos adultos acima de 70 anos tem vários fatores de risco, como pressão alta, colesterol alto e/ou diabetes, mas os especialistas observam que conhecer o número total de fatores de risco não é por si só suficiente para prever a saúde futura.
Na realidade, uma investigação recente descobriu mais um motivo para sair do sofá e começar a exercitar-se, principalmente se estiver a aproximar-se dos “anos dourados”. Entre as pessoas com mais de 70 anos, a aptidão física foi um indicador de sobrevivência muito mais eficaz do que o número de fatores de risco cardiovascular tradicionais num estudo apresentado na 68ª Sessão Científica Anual do American College of Cardiology.
Os pesquisadores analisaram registros de mais de 6.500 pessoas com 70 anos ou mais que fizeram um teste ergométrico e foram rastreadas por uma média de pouco menos de 10 anos. A análise dos dados revelou que níveis mais altos de aptidão física aumentavam significativamente a longevidade. Os indivíduos mais aptos tiveram duas vezes maior probabilidade de estarem vivos 10 anos depois, quando comparados com menos aptos. Por outro lado, o número total de fatores de risco cardiovascular de um sujeito não foi associado ao risco de morte; pacientes com zero fatores de risco tinham probabilidade semelhante de morrer do que aqueles com três ou mais fatores de risco.
“Descobrimos que o condicionamento físico é um forte indicador de risco de sobrevivência na faixa etária mais velha – ou seja, independentemente de ser saudável ou ter fatores de risco cardiovascular, estar em forma significa que é mais provável que viva mais do que alguém que está menos apto ”, disse o autor principal do estudo, Seamus P. Whelton, MD, MPH, professor assistente de medicina na Johns Hopkins School of Medicine. “Essa descoberta enfatiza a importância de estar em forma, mesmo quando é mais velho.”
Whelton refere ainda que as descobertas efetuadas demonstram que o nível de condicionamento físico é um importante indicador da saúde de um paciente mais velho e que os médicos poderiam beneficiar de o considerarem com mais frequência: um teste de esforço usando uma passadeira ou uma bicicleta ergométrica fornece a maneira mais precisa de medir a aptidão, e os médicos também podem ter uma ideia geral do nível de aptidão do paciente perguntando sobre sua rotina de exercício.
Saiba como podemos ajudar a aumentar a sua longevidade, clicando aqui ou contactando-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima).
Fonte: https://medicalxpress.com/news/2019-03-higher-longer-lifespan-age.html