Axis Wellness Club

Benefícios do desporto e atividade física no desenvolvimento infantil

Quando somos pais, uma das grandes preocupações é conseguir um desenvolvimento infantil que favoreça uma idade adulta saudável. Por isso, tentamos estabelecer hábitos saudáveis que os ajudem no futuro.

Para além da alimentação, o exercício físico é muito importante para gerar estes hábitos saudáveis. De um modo geral, todos temos um desporto favorito, e os seus filhos não serão exceção. É importante saber qual é o desporto que os entusiasma e, na medida do possível, apoiá-los para que o possam praticar. Assim, se os seus filhos não demonstrarem muito interesse por uma alternativa em particular, é bom motivá-los para que a descubram por si próprios. Mas certamente, é importante resistir à tentação de os pressionar ou impor-lhes os seus gostos pessoais.

Por que razão deverá interessar-lhe muito que os seus filhos pratiquem um desporto ou sejam ativos? Quais são os benefícios que a atividade física oferece para o desenvolvimento das crianças? Falaremos desse assunto neste artigo.

PODE TER INTERESSE EM LER: QUAIS OS BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FÍSICO NA ADOLESCÊNCIA?

O desenvolvimento infantil e a atividade física

Um estilo de vida ativo produz muitos efeitos positivos nas crianças e nos adolescentes. No caso das crianças, estes efeitos não são passageiros, vão acompanhá-las ao longo do resto das suas vidas. No entanto, enquanto os seus filhos são pequenos, quererá ajudá-los a desenvolver ao máximo todas as suas capacidades. Os primeiros anos de vida são cruciais para o desenvolvimento integral de uma pessoa. Durante esta etapa recebem todo o tipo de informação e estímulos que contribuem para formar a personalidade. Por isso, a atividade física é um dos fatores que ajudam a definir a personalidade. No entanto, o aumento do sedentarismo prejudica este desenvolvimento.

Quais são os benefícios de ser um desportista desde a infância?

Em seguida, damos-lhe 8 razões que demonstram a relação entre as atividades físicas e/ou desportivas e o desenvolvimento infantil.

1. Favorece o desenvolvimento infantil: físico e mental

Todos os seres humanos passam por um processo de crescimento biológico durante os primeiros anos das suas vidas. Esse desenvolvimento envolve a maturação dos ossos, órgãos, músculos e sistemas que constituem um indivíduo. Ou seja, a prática desportiva tem um grande impacto no seu crescimento. De facto, está comprovado que existe uma relação entre a atividade física regular e o aumento do tecido muscular e ósseo. Praticar uma atividade desportiva regular desde tenra idade melhora a perceção espacial, assim como a coordenação, a agilidade e o equilíbrio.

Adicionalmente, a atividade física constante fortalece os sistemas: respiratório, nervoso, circulatório, imunológico e digestivo.

2. Previne problemas de obesidade infantil

O desporto previne o excesso de peso infantil e a obesidade, tanto na infância como na idade adulta. Adicionalmente, o treino diário ajuda a fortalecer os músculos e os ossos. Este benefício resulta numa melhoria da autoestima que faz com que a criança se sinta mais segura.

3. Ensina a importância das regras

Parte importante do desenvolvimento infantil consiste em ensinar às crianças a incorporar de boa vontade as normas estabelecidas e a respeitar os outros. Ao praticar uma atividade desportiva, as crianças estarão a aprender importantes lições que as ajudarão quando chegarem à idade adulta.

4. Ajuda a desenvolver a disciplina

O desporto ajuda a criar hábitos de vida saudáveis. Os desportistas necessitam de exercer autocontrolo e, assim, melhorar os seus resultados. Adicionalmente, têm de se obrigar a treinar mesmo quando estão cansados, a ter uma alimentação equilibrada e a descansar o suficiente. Talvez o(a) seu(sua) filho(a) não chegue a ser um atleta profissional. Mas fazer parte de uma equipa ou grupo desportivo irá ajudá-lo(a) a cultivar a qualidade da disciplina. Essa qualidade irá acompanhá-lo(a) ao longo da sua vida, e irá mostrar-lhes que deverá esforçar-se se quiser ter sucesso no que fizer.

5. Permite libertar o excesso de energia

Existem crianças que precisam de libertar a energia que têm acumulada. Assim, motivá-las a realizar atividades físicas pode ajudá-las a lidar com o stress e a ansiedade. Também ajuda a regular as perturbações do sono. Por isso, recomenda-se a prática de uma atividade desportiva pelas crianças que tendem a irritar-se com facilidade. É uma forma de canalizarem as suas emoções de uma forma aceitável.

6. O desenvolvimento infantil melhora a autoestima

Ao realizar uma atividade física, o corpo liberta endorfinas, que são as responsáveis por termos sensações de satisfação e bem-estar. O desporto também fomenta a necessidade do esforço até se conseguir atingir o objetivo. E a concretização dos objetivos leva ao aumento da autoestima pessoal.

7. Promove o trabalho em equipa e melhora as capacidades sociais

Uma das vantagens mais notórias das atividades desportivas é que obrigam os seus praticantes a trabalhar em equipa; ou, pelo menos, a interagir com outros desportistas e praticantes. A convivência, a cooperação e a colaboração são parte essencial da integração social. Adicionalmente, fazer parte de uma equipa ou grupo desportivo fomenta o respeito, a tolerância e a igualdade.

8. Fomenta a responsabilidade e fortalece o sentimento de pertença

O sentimento de pertença está relacionado com o nível de compromisso e identificação que um indivíduo tem com um grupo, e com a atividade que realizam em conjunto. Por outro lado, ser responsável implica ter consciência de quais são as nossas obrigações e as consequências de não as cumprirmos. Por conseguinte, o exercício desenvolve o valor do esforço.

Encorajamo-lo(a) a favorecer o espírito desportivo e ativo nos seus filhos e a comprovar por si próprio os benefícios do exercício físico.

No AXIS WELLNESS temos uma várias soluções de treino para a infância e adolescência  (até aos 14 anos).  A partir dos 14 anos, desde que devidamente autorizados pelos progenitores e com planos de treino devidamente adaptados, os nossos sócios mais jovens podem fazer uma utilização mais variada dos nossos serviços. Incentive o seu filho(a) para um estilo de vida mais ativo e saudável! Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo)

Créditos da foto: <a href=’https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/crianca-saudavel’>Criança saudável foto criado por freepik – br.freepik.com</a>