Axis Wellness Club

Bebidas de verão: quais as melhores opções?

Com o calor, o apetite por bebidas frescas aumenta. Se ficar pela água com gelo, não precisa de contabilizar calorias. Mas se gosta de bebidas com um pouco de álcool, a história já é diferente. Até pode saber o teor de álcool de uma cerveja, mas sabe a quantidade de calorias? Ou de um copo de vinho branco bem fresquinho? Ou de uma sangria? Fizemos os cálculos e ordenámos as bebidas pelas calorias.

Na maioria das bebidas alcoólicas, a grande fatia em calorias provém do álcool. Já nos vinhos licorosos, licores e alguns espumantes, o peso do açúcar é considerável. Um grama de álcool equivale a 7 kcal, enquanto a mesma quantidade de açúcares, a 4 kcal. Ao calcular o valor energético de uma dieta é preciso não esquecer o contributo calórico do álcool.

Uma bebida com um teor alcoólico de “10% vol.” contém 10 ml de álcool puro em 100 ml de água. Como 1 grau alcoométrico (1% vol. ou 1º) corresponde a 8 g de álcool por litro, um vinho com 12% vol. contém 96 gramas de álcool por litro, ou seja, 9,6 gramas de álcool por 100 ml. Em média, um copo de vinho (cerca de 100 ml) com 12% vol. fornece cerca de 76 kcal. Este varia consoante o teor de açúcares. Nos vinhos secos e meio-secos, os teores de açúcar são mais reduzidos, ao contrário dos meio-doces e doces, nos quais os valores são mais elevados.

PODE TER INTERESSE EM LER: MELÃO E MELANCIA – BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS

Quais as bebidas mais calóricas?

Panaché

A mistura de meia cerveja com meia gasosa chama-se panaché. O caseiro, ao contrário do que é comprado, tem mais álcool (2,5%) por ser preparado com cerveja tradicional com álcool. Por essa razão é mais rico em calorias (62 Kcal para uma quantidade de 200 ml)

Vinho do Porto

Um cálice deste vinho licoroso fornece quase tantas calorias que um fino/imperial graças tanto ao contributo do álcool (19%) como dos açúcares (50 ml de Vinho do Porto atingem as 74 Kcal)

Cerveja

Uma garrafa de cerveja, por ter maior capacidade (330 ml) que um fino/imperial (200 ml)  é mais calórica (162 Kcal contra 80 Kcal de um fino/imperial para aproximadamente 5,2% de álcool)

Espumante

Com o mesmo teor alcoólico do vinho (12%), um flute de espumante (200 ml) contribui com 105 Kcal

Whisky

Meio copo de whisky (50 ml) atinge cerca de 110 Kcal devido ao seu elevado teor alcoólico (40%)

Vinho tinto/branco/rosé

As calorias fornecidas por um copo (200ml) de vinho seco (branco, tinto ou rosé) advêm sobretudo do álcool (12%) e correspondem a aproximadamente 140 Kcal

Vinho branco meio-seco

A quantidade de açúcar do vinho branco meio-seco é superior ao seco, e mesmo com idêntica percentagem de álcool (12%), ao ingerir um copo de 200 ml irá contribuir com 142 Kcal

Sangria

O “perigo” da sangria reside no facto de ser refrescante e se desejar sempre “mais um copo”. O teor alcoólico é mais reduzido do que o do vinho (7%), mas o açúcar presente eleva bastante o seu valor calórico (150 Kcal)

Gin tónico

A mistura de água tónica (50ml), que não passa de um refrigerante com açúcar, com o gin (200 ml) que tem um teor alcoólico de 40%, resulta em 184 Kcal por copo.

Licor de anis

Álcool (43%) e açúcar unem-se para atribuir a um cálice de licor de anis (50ml) um elevado teor calórico (192 Kcal)

Sidra

O teor alcoólico da sidra é semelhante ao da cerveja (4,5%). A diferença está no açúcar, que é permitido adicionar na sidra, e que esta contém em maior quantidade. Uma garrafa de 330 ml corresponde a 198 Kcal.

É importante realçar que o consumo de bebidas alcoólicas deve ser sempre feito com moderação, e devidamente enquadrado num estilo de vida saudável.

PODE TER INTERESSE EM LER: DICAS PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO NO VERÃO

Para saber mais sobre o nosso clube e o nosso serviço de nutrição, clique aqui, ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima).

Créditos da foto: designed by Freepik