Axis Wellness Club

A avaliação física inicial – conheça melhor o seu corpo!

O seu caminho para uma vida mais saudável começa com um simples passo: entender o seu corpo, por dentro e por fora. É nisso que os nossos profissionais do exercício podem ajudá-lo.

Na sua avaliação física inicial no AXIS WELLNESS e nos seus exames de acompanhamento, eles analisam tudo em si – desde a qualidade dos seus músculos à sua idade metabólica – para esclarecer as suas necessidades e especificações físicas exclusivas. Então, o que exatamente eles medem e como isso o vai beneficiar?

Percentagem de Gordura Corporal e Massa Gorda

A gordura é crucial para manter uma temperatura corporal saudável e proteger as suas articulações e órgãos. No entanto, ter gordura a mais pode ser prejudicial, levando a uma deterioração da saúde a longo prazo. Para verificar se está com uma quantidade saudável de gordura, os nossos treinadores pessoais irão avaliar a sua percentagem de gordura corporal (a percentagem de gordura em relação ao peso total) e a massa gorda (o peso real de sua gordura). Se estiver com gordura a mais, será criado um plano de exercícios de queima de alto teor calórico, concentrando-se em perder peso de forma saudável e segura. Essas métricas são úteis ao longo do tempo também. À medida que se exercita, os seus músculos crescem e ficam mais pesados, por isso, mesmo se estiver a perder gordura, o seu peso corporal total pode não variar muito. Ao discernir quanto do seu peso corporal total corresponde a massa gorda e quanto é de massa muscular, irá ter uma visão mais concreta do seu progresso.

Gordura Visceral

A gordura que se acumula no interior da barriga, à volta dos principais órgão, é também chamada de gordura visceral. É encontrada no abdómen e em órgãos vitais circundantes. Ela é diferente da gordura encontrada diretamente por baixo da pele (gordura subcutânea). O excesso está provavelmente intimamente ligado ao aumento dos níveis de gordura no sangue, o que pode levar a doenças como colesterol elevado, doenças cardíacas e diabetes tipo 2. A escala de avaliação oscila entre 0 e 20 e níveis acima de 9 são considerados altos, e portanto com maior risco de desenvolvimento das patologias acima referidas. Saiba mais sobre este tema no nosso artigo sobre obesidade abdominal.

Massa Muscular Segmentada

Tendo por base os seus objetivos, os nossos professores podem medir a força dos seus músculos individuais (braços, pernas e área abdominal central) para encontrar áreas de melhoria. Essas informações podem ser essenciais para criar um plano de treino personalizado de musculação. Ao monitorizar essas estatísticas, também pode acompanhar o seu progresso e detetar desequilíbrios musculares, dando-lhe tempo para corrigi-los antes que eles causem lesões.

Água Corporal Total

A água no seu corpo ajuda a regular a sua temperatura e a dissipar os resíduos – e o nosso corpo precisa muito disso. Recomendamos que tenha 45-60% (mulheres) ou 50-65% (homens) de água corporal total, é vital para isso que beba bastante, especialmente após um treino intenso. Ao avaliar essa métrica, o seu treinador pessoal irá certificar-se que está saudável e hidratado.

Taxa Metabólica Basal

A sua taxa metabólica basal (TMB) é a quantidade mínima de energia ou calorias que o seu corpo precisa para funcionar de forma adequada. Na sua avaliação, os nossos profissionais podem utilizar essa métrica para descobrir se está a exceder esse valor ou não. A partir daí conseguem definir um plano alimentar mais adequado para si. Para além disso, ao verificar a sua TMB, pode-se ajustar o seu plano com maior precisão dependendo da quantidade de exercício que está a realizar (quanto mais fizer, maior será a sua TMB e mais calorias serão necessárias).

Idade Metabólica Basal

Calcula-se a sua idade metabólica basal ao comparar a sua taxa metabólica basal com outras pessoas na sua faixa etária. Se a sua idade metabólica for maior do que a sua idade real, isso indica uma falta de tecido muscular saudável, indicando o que o seu treinador pessoal deve incluir alguns exercícios focados em ganho muscular.

Na avaliação física inicial são ainda efetuados outros testes e medições como por exemplo a medição dos diversos perímetros corporais,  medição da massa óssea ou a avaliação de flexibilidade. Tudo para que o treino prescrito, assim como as aulas de grupo mais recomendadas, sejam sempre adequados à sua real condição física.

Está na altura de se colocar em primeiro lugar: saiba mais sobre nossos profissionais de treino personalizado e o que eles podem fazer por si. Basta clicar aqui ou contactar-nos através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima).