Axis Wellness Club

Assustado por fazer exercício após um ataque cardíaco? Provavelmente é mais assustador não o fazer!

O exercício faz bem à saúde; não é novidade para ninguém. Mas para as pessoas que tiveram um ataque cardíaco, iniciar ou retomar uma rotina de exercício físico pode soar assustador, cansativo, desafiante – em suma, a última coisa que gostariam de fazer. Contudo, esta deve ser a primeira medida a implementar!

A evidência sobre os benefícios é abundante. Um recente estudo sueco descobriu que sobreviventes de ataque cardíaco que foram identificados como “constantemente ativos” tiveram um risco de morte 71% menor do que os participantes “inativos”. Uma pesquisa de 2017 descobriu que sobreviventes de ataques cardíacos que recebem reabilitação cardíaca tinham 53% menos probabilidade de morrer por qualquer causa e 57% menos probabilidade de morrer de causas relacionadas com o coração do que os sobreviventes que não receberam reabilitação cardíaca.

O exercício preserva a força e a flexibilidade do coração e permite que os vasos sanguíneos relaxem,  o  que por sua vez ajuda a controlar os lípidos e a pressão sanguínea e reduz a tensão cardiovascular durante as atividades diárias.

Um ponto  importante para colher os benefícios do exercício é incorporá-lo como um hábito vitalício. Por  vezes as pessoas têm uma epifania depois de um ataque cardíaco e isso torna mais fácil a mudança do seu estilo de vida, mas muitas pessoas após um ataque cardíaco ainda não estão realmente prontas, muitas vezes por estarem deprimidas ou com medo da mudança.

O que se supõe é que as pessoas ficam com medo depois de um ataque cardíaco, e  não têm certeza do que são capazes de fazer, sejam exercícios recreativos, exercícios ocupacionais, ou até relações sexuais.

É aí que a reabilitação cardíaca pode ajudar.

Quem tem um ataque cardíaco deve passar por um período de reabilitação cardíaca. Isso ajuda as pessoas a superar esse medo inicial e a obterem o controlo de todos os fatores de risco dentro de uma abordagem multidisciplinar após um evento cardiovascular.

Na reabilitação cardíaca, cardiologistas, enfermeiros cardíacos, fisioterapeutas, especialistas em exercício, conselheiros de saúde mental e nutricionistas unem-se para apoiar cada paciente. E assim reduz-se o risco de outro ataque cardíaco.

No AXIS WELLNESS, através do nosso departamento de exercício clínico, os nossos profissionais possuem certificação da Fundação Portuguesa de Cardiologia, na fase III do processo de reabilitação cardíaca. Possuímos uma equipa multidisciplinar que permite uma transição suave e segura da reabilitação médica (efetuada por médicos cardiologistas), para as atividades quotidianas. Providenciamos acompanhamento nutricional, fisiologistas do exercício, e médico especializado em medicina desportiva para todo o acompanhamento necessário.

Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima).

Referências:

https://www.ahajournals.org/doi/pdf/10.1161/JAHA.118.010108

https://www.heart.org/en/news/2019/04/18/scared-to-exercise-after-a-heart-attack-its-probably-scarier-if-you-dont