Axis Wellness Club

As mulheres não treinam braços e os homens não treinam pernas?

Homens e mulheres têm preocupações estéticas diferentes quando avançam para um programa de treino, o que origina com regularidade alguns desequilíbrios quando treinam na sala de musculação. Neste artigo, abordamos esta questão e quebramos dois grandes mitos sobre musculação entre homens e mulheres.

PODE TER INTERESSE EM LER: 4 MITOS SOBRE FITNESS EXPLICADOS.

Veja as seguintes frases, e facilmente perceberá quem proferiu cada uma das afirmações:

“Só preciso de fazer pernas e glúteos, porque não quero alargar.”

“Só quero fazer tronco e braços, porque já faço corrida e pratico futebol.”

Porque é que as mulheres devem treinar tronco e braços?

É muito comum as mulheres desvalorizarem a tonificação dos músculos do tronco, nomeadamente peito e costas, durante o treino. A exercitação destas zonas do corpo contribui para a manutenção de uma boa postura e para a saúde das articulações. Com efeito, é especialmente importante para quem trabalha durante muito tempo sentado. Um baixo tónus muscular está intimamente ligado a desequilíbrios que dão origem a dores na lombar, cervical e ombros (provocadas por tendinites e roturas). Este aspeto deve ser tido em conta pelas mulheres aquando da elaboração de um plano de treino. Mesmo que o objetivo seja apenas perda de peso, quem pratica musculação não se pode “dar ao luxo” de não treinar tronco e braços, uma vez que estará a ignorar 40% da musculatura. Esta pode e deve contribuir para o gasto calórico total e para a redução da massa gorda de forma rápida e sustentada.

Saiba ainda que é muito difícil para a maioria das mulheres aumentar o tamanho de seus músculos porque os seus corpos produzem quantidades mínimas de testosterona, portanto não receie ficar com “braços de homem”, e certamente não gostará de sentir a flacidez do “músculo do adeus” (tríceps).

Porque é que os homens devem treinar pernas?

Muitos homens cometem o erro de não treinar os membros inferiores, muitas vezes porque praticam corrida ou outras modalidades desportivas como futebol. Todavia, esquecem-se que essas atividades são aeróbias, ou seja, não garantem o fortalecimento muscular ideal. Tratam-se de exercícios diferentes, mas não incompatíveis.

O treino de pernas representa uma transferência positiva para a prática de desportos como corrida. Além disso, contribui para a prevenção de lesões comuns, tais como roturas dos ligamentos dos joelhos e tornozelos.
Os homens que praticam musculação seguindo este princípio queimam gorduras e aumentam naturalmente os níveis de testosterona.

As pernas são responsáveis por transportar todo o nosso peso durante todo o dia. Se não as fortalecer, além de ficar com um corpo desproporcional,  pode prejudicar a sua mobilidade, a sua postura e levar até a dores na coluna. Trabalhar esta zona de do corpo ajuda ainda a queimar gordura (pelo aumento do metabolismo basal) e aumenta os níveis de testosterona (hormona masculina que ajuda no aumento da massa muscular e na queima de gordura).

PODE TER INTERESSE EM LER: COMO COMBATER O MITO: “NÃO TENHO TEMPO PARA TREINAR!”

Para ser saudável e ter uma boa condição física, é importante treinar de forma harmoniosa e diversificada. Trabalhe todos os grupos musculares, sem exceção, contrariando os desequilíbrios do dia a dia e as más posturas adotadas no trabalho ou em casa.

Aposte no treino de musculação. Estimule a força, resistência e capacidade cardiorrespiratória com exercícios físicos adequados às suas capacidades e objetivos.Para variar a sua rotina de treino, sugerimos que frequente regularmente as aulas de Body Pump, onde para além de treinar a resistência de todos os grupos musculares, aprenderá a executar os principais movimentos da forma mais adequada, e não descure a resistência cardiovascular, usufruindo por exemplo de uma aula de RPM, ou experimentando a nova passadeira curva do nosso ginásio de Viana do Castelo. 

No AXIS WELLNESS, temos profissionais disponíveis para prescrever o programa de treino ideal para si. Saiba mais sobre os nossos serviços e condições de adesão clicando aqui, ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Créditos da foto: designed by Freepik