Axis Wellness Club

Aromaterapia – o que é e para que serve?

A aromaterapia é a prática terapêutica que procura utilizar óleos essenciais 100% puros como intermediários para a prevenção e/ou tratamento auxiliar de problemas físicos, psicológicos e energéticos, visando alcançar ultimamente o bem-estar geral do ser humano.

A história da aromaterapia remonta à história da evolução humana, pois desde sempre se encontram relatos sobre a utilização de plantas medicinais aquando da existência de maleitas e/ou distúrbios que não eram considerados comuns.  Esta prática foi sendo transportada ao longo de séculos para os dias de hoje, e dado que atualmente se verifica um crescente interesse no estudo de terapias complementares à medicina convencional, também a aromaterapia ganhou um grande número de interessados que a têm vindo a desenvolver e a aplicar em todo o mundo.

Na prática, a aromaterapia é a aplicação terapêutica de óleos essenciais através de banhos, massagens, compressas, difusão no ambiente. Para que se possa proceder à utilização do óleo essencial torna-se necessário utilizar sempre um veículo neutro, que irá servir para a sua diluição, sendo normalmente utilizado como tal, óleo vegetal, água ou álcool de cereais.

Ao garantir a sua diluição os aromaterapeutas garantem que a dose utilizada é a adequada e ao mesmo tempo garantem a preservação das propriedades químicas e a atuação físico-química no organismo humano dos compostos orgânicos que os constituem, bem como a atuação sensitiva no olfato, que se traduz numa resposta do sistema límbico (a parte que é responsável pela perceção da sensação de cheiro no nosso cérebro).

E afinal o que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são substâncias orgânicas, puras e voláteis obtidas através daquilo a que os aromaterapeutas chamam de “alma da planta”. Este tipo de óleos encontram-se em várias partes das plantes aromáticas e medicinais (desde folhas, ramos, galhos, frutos, rizomas, flores, etc.) e tipicamente são formados por várias substâncias químicas como álcoois, aldeídos, ésteres, fenóis, e hidrocarbonetos. Este tipo de compostos que se encontram naturalmente nas plantas é em constituição química similar aos compostos que são atualmente sintetizados quimicamente na indústria farmacêutica, e que procuram tratar também as doenças.

Quais as áreas que utilizam a aromaterapia?

A aromaterapia é praticada de muitas maneiras por diferentes grupos de pessoas, inclusive por médicos, psicoterapeutas, profissionais de estética, terapeutas de massagem, aromaterapeutas e até leigos.
É utilizada na área estética, por oferecer resultados surpreendentes em procedimentos faciais e corporais, em tratamentos complexos como celulite, gordura localizada, rejuvenescimento, ou até mesmo, na limpeza de pele.
No que se refere a stress e ansiedade, estudos mostraram a utilidade da aromaterapia na redução dos níveis de ansiedade e stress, após terapias com óleos essenciais em diversos grupos sociais.

Qual o objetivo da aromaterapia?

Tem como principal objetivo equilibrar o corpo e a mente, sendo dividida em três principais ramos:

• Dermatológica: visa tratar diversas desordens de unhas, pele e cabelo, como micoses, queda de cabelo, feridas, hematomas, além de trazer benefícios estéticos (para a celulite, estrias, desidratação da pele).

• Aromacológica: inclui os benefícios que os óleos essenciais trazem para a área psíquica e emocional. Existem óleos com ação estimulante, que trazem segurança, autoestima, criatividade, relaxamento e bom-humor.

• Terapêutica: medicina alternativa para diversas doenças e desordens.

Para celebrar o mês dos namorados e relaxar junto de quem mais ama, combinamos uma massagem relaxante e o poder da aromaterapia num só tratamento: é a campanha DESPERTAR DOS SENTIDOS

Para saber mais sobre os nossos clubes clique aqui, ou contacte-nos através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)

Artigo redigido por Ricardo Silva – SPA Manager do AXIS WELLNESS