A bola de Berlim tem opções mais saudáveis?
São muito consumidas no Verão, vendidas na praia ou na histórica Pastelaria Manuel Natário em Viana do Castelo. Não será por certo pecado alegrar a gula com uma Bola de Berlim como exceção numa dieta equilibrada. Mas será que as congéneres “mais naturais”, como a Bola de Berlim de alfarroba, são efetivamente mais saudáveis?
Não é certa a origem da adoração dos portugueses pela Bola de Berlim quando sobem as temperaturas e o ar livre pede praia. Em abono da tradição há quem defenda que esta predileção pela Bola de Berlim nos areais nasce do contraste, nos lábios, entre o doce do bolo e o salgadiço da água do mar.
Como certa temos na Alemanha a pátria da avó da nossa Bola de Berlim, versão nacional. No Norte da Europa, a guloseima (a Berliner) é recheada com doce de morango, framboesas, outros frutos silvestres. Por cá, entrou nos anos de 1930, na bagagem de uma família judia que procurava abrigo ao que se adivinhava chegar (e não seria nada doce) com a Segunda Guerra Mundial.
À nossa Bola de Berlim, caberia juntar-lhe os ovos, neste caso o creme pasteleiro (uma mistura de água, leite, açúcar, farinha, gemas e claras de ovos, limão, baunilha e manteiga).
Como em tudo mais, também a Bola de Berlim não está imune às inovações e, aqui, para além da “velhinha”, apregoada nas praias, chegam aos lábios salgados novas versões, com creme, sem creme, assim como uma versão alternativa “mais saudável”, a Bola de Berlim de Alfarroba.
Mas será esta opção, de facto, mais saudável? Sabe quanta calorias tem uma bola de Berlim com e sem creme? Talvez fique surpreendido com a diferença entre ambas.
Antes de mais, é preciso ter noção de que estamos a falar de um bolo que leva farinha, ovos, manteiga, açúcar e óleo. Portanto, estamos a consumir calorias concentradas em elevados níveis de açúcar, hidratos de carbono e a gordura dos seus componentes. Além disso, trata-se de um bolo frito, o que quer dizer que absorve bastante óleo durante a confeção.
Vamos, então, aos aguardados valores. Segundo os dados da tabela de composição de alimentos do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), uma bola de Berlim sem creme com 100 gramas contém 399 calorias e 8,5 gramas de açúcar.
Já o valor energético de uma versão com creme pode atingir facilmente ficar entre as 500 e 600 calorias. Sim, é isso mesmo: mais 200 do que a bola sem creme. Portanto, pode calcular como aumenta também o teor de açúcar.
A Alfarroba é um alimento que pertence à família das leguminosas. Como alimento de origem vegetal é rico em fibra possuindo ainda diversas vitaminas e minerais. É essencialmente constituído por hidratos de carbono, sendo pobre em gordura ou proteínas. A sua cor e paladar faz com que seja utilizada como alternativa ao chocolate.
Quando usamos alfarroba para fazer Bolas de Berlim, apenas estamos a alterar a cor e o paladar deste bolo. Na realidade, como bolo que é, continuamos a ter açúcares em quantidade elevada assim como gordura (ingrediente presente na maioria dos bolos), agravado pelo facto destas bolas serem fritas o que vai avolumar o conteúdo final em gordura.
Em suma, para se obter uma Bola de Berlim de Alfarroba, uma pequena percentagem de farinha comum (10-15%) é substituída pela congénere farinha de alfarroba. Tal, não permite justificar o consumo com o argumento de que é mais rica do ponto de vista nutricional. As desvantagens superam largamente qualquer pequeno acréscimo nutricional.
Embora seja uma bomba calórica, o seu consumo esporádico não é grave. Mas não deve ser uma rotina, já que prejudica não só uma dieta equilibrada mas também a sua saúde. Lembre-se que não são os bolos que engordam, mas sim a frequência com que os comemos!
Se quiser saber mais sobre como fazer escolhas mais saudáveis na sua alimentação diária, ou simplesmente gostaria de esclarecer as suas dúvidas sobre alimentação, lembramos que o serviço de nutrição está incluído em qualquer modalidade de adesão aos nossos clubes. Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).
Referências: INSA – Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge – Composição Nutricional da Bola de Berlim