Axis Wellness Club

9 dicas para aumentar a sua flexibilidade

A flexibilidade é como a resistência física: aumenta quanto mais trabalhamos nela e só permanece se continuarmos a exercitá-la.

Nós avisamos: obter flexibilidade é um objetivo de  longo prazo. No entanto, irá observar pequenas realizações sessão após sessão e essas realizações serão o seu principal incentivo para continuar a superar-se a si mesmo.

Também é verdade que a flexibilidade no exercício físico é como os atores secundários dos filmes: poucas pessoas estão cientes de sua importância, mas sem eles o filme não seria igual, e sem flexibilidade, o nosso desempenho físico não é igualmente o mesmo.

Ter um corpo mais flexível significa ter um corpo e músculos mais jovens, com maior amplitude de movimento. Ser mais flexível dá-nos mais elasticidade e permite movimentarmo-nos, nos diferentes exercícios que praticamos, com maior facilidade.

Estas são as dicas do AXIS WELLNESS para começar a colher os benefícios de um corpo mais flexível.

1. Aquecimento – Verifique se os seus músculos estão quentes antes de começar e evite lesões.

O aquecimento é o ponto de partida na nossa jornada em direção a um corpo mais flexível. Precisamos de preparar os nossos músculos e articulações para o exercício físico que se segue. Portanto, começaremos com exercícios suaves adaptados ao nosso estado físico. Por exemplo, se tendemos a sentir desconforto nos joelhos, devemos dedicar mais tempo a aquecer essa área. Depois de aumentar a nossa temperatura corporal e preparar nosso corpo para o exercício, começamos!

2. Intensidade – Valorize a sua flexibilidade e adapte o treino à sua forma física.

Melhorar a nossa flexibilidade é algo que alcançaremos progressivamente, e precisamos ouvir o nosso corpo e saber onde estão os nossos limites. Se forçarmos demais esses limites dos nossos músculos e/ou articulações, corremos o risco de sofrermos lesões. Desta forma, identificamos a intensidade de cada movimento sem forçarmos demasiado, e tentamos melhorar a cada dia.

3. Tempo – Mantenha cada alongamento por 15 a 30 segundos ou não valerá a pena! Cada alongamento deve ser mantido por 15 a 30 segundos para influenciar a nossa flexibilidade. Caso contrário, este exercício não ajudará em nada. Quanto às repetições, recomendamos que repita cada série de alongamentos 3 a 5 vezes, dependendo da condição física e do tempo que temos disponível para o treino.

4. Frequência – Quantos dias quiser!

A flexibilidade ajuda a ter um corpo mais jovem, melhora os nossos movimentos e faz-nos sentir mais leves e com maior vitalidade. Já referimos que existe uma melhoria associada a uma prática regular, portanto, quanto mais dias por semana trabalharmos a nossa flexibilidade, mais flexíveis seremos! Depende de si e da sua disponibilidade para o fazer!

5. Body Balance/ Pilates – Escolha posições de menor ou maior dificuldade, dependendo da sua flexibilidade.

A grande variedade de posturas destas modalidades permitirá que adapte o treino da sua flexibilidade à sua condição física e à elasticidade do seu corpo. O professor irá dar sempre alternativas em função do seu nível de flexibilidade, garantindo que tira o melhor partido de cada sessão de treino. Para uma evolução ainda mais rápida, melhore a sua propriocepção (capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, a sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão) nas nossas sessões de Pilates Estúdio

6. Comida – Um pilar fundamental, cuide do que come.

Existem alimentos que têm propriedades anti-inflamatórias e, portanto, são benéficos para as nossas articulações. Os peixes ricos em omega 3, como salmão ou sardinha, são recomendados. Ingira também alimentos como a cebola, que além de possuir propriedades anti-inflamatórias, contêm silício que favorece a elasticidade.

7. Respiração – “Ao expirar alongue mais um pouco”

A respiração adequada ajuda-nos a alongar corretamente, pois através da respiração podemos relaxar e simultaneamente relaxar os nossos músculos, o que lhes permitirá oferecerem menos resistência ao alongamento. Se conseguirmos coordenar a nossa respiração com o movimento, melhoraremos o desempenho, a cada inspiração e expiração…

8. Motivação – Todos nós queremos ser flexíveis quando vemos uma dessas poses “impossíveis”. Você também pode conseguir!

Não minta, com certeza quando vemos alguém a fazer uma daquelas posturas de Body Balance, imaginamos como seria bom ter essa flexibilidade. Pare de imaginar, pois também pode obtê-la. Defina metas semanais – realistas – e veja como se surpreenderá a si próprio com a evolução que vai registar.

9. Diariamente – Siga o seu progresso, e vá verificando se o seu esforço está a produzir resultados.

É aconselhável ir acompanhando o seu progresso, por exemplo num diário e mesmo com fotografias. Lá, vamos anotando as pequenas realizações após cada sessão de trabalho. Este diário permitirá verificar se estamos a progredir ou, se pelo contrário não o estamos a fazer, permitindo que vá verificando com o seu personal trainer,  a melhor forma de o fazer.

Preparado para um corpo mais flexível? Saiba como podemos ajudá-lo(a) clicando aqui ou contactando-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima)