Axis Wellness Club

5 razões para praticar exercício físico no inverno

Coloque a mão no ar quem quiser abandonar o conforto do sofá, a manta e a chávena de chá quente nos meses mais frios! Se é de manhã, custa deixar a roupa quente da cama. Se for ao final do dia, parece que a manta no sofá está a chamar por nós.

Mas não se deixe levar por nenhuma destas tentações e seja mais forte. É que fazer exercício físico no inverno é essencial para a sua saúde. Apresentamos-lhe 5 boas razões para o praticar na estação mais fria do ano.

Começar a praticar desporto apenas a partir da Primavera, para ter um corpo perfeito a tempo do verão, é prática comum de muitas pessoas. Contudo, o exercício físico no inverno (e durante o ano todo) é essencial, não só para atingir os objetivos de verão de forma menos stressante para o corpo, mas também para a sua saúde, pois:

Perde mais calorias

Alguns estudos defendem que, devido às baixas temperaturas, ao correr no inverno pode queimar mais calorias. Tal acontece porque o corpo se esforça mais para se conseguir manter quente, aumentando a sensação de calor. Estas mudanças metabólicas causadas pelo frio vão potenciar o efeito da atividade física no organismo.

Aumenta o nível de bem-estar

Nem todos adoramos a época fria. E se é uma dessas pessoas, certamente que se sente menos bem-humorado e até um pouco deprimido nos dias cinzentos e chuvosos. A boa notícia é que, de acordo com um estudo, ao praticar exercício, aumenta a produção de endorfinas, hormonas conhecidas por ajudarem a produzir sentimentos positivos e a reduzir a perceção da dor. Assim, ao praticar exercício físico no inverno vai sentir-se tão feliz como se fosse verão.

PODE TER INTERESSE EM LER: MELHORE A SUA AUTOESTIMA E SEJA MAIS FELIZ!

PODE TER INTERESSE EM LER: EXERCÍCIO FÍSICO DEVE SER PRESCRITO NO TRATAMENTO DA DEPRESSÃO

Tem mais energia

Estar enrolado na manta, junto de um aquecedor ou lareira, é o que todos desejamos durante o inverno. Mas também sabemos que fazê-lo cria mais preguiça, tirando energia e vontade de fazer o que quer que seja. Praticar exercício físico, pelo contrário, aumenta os níveis de energia, o que lhe pode ajudar a levantar do sofá ou da cama e pôr “mãos à obra” naquilo que precisa ser feito.

Reforça o seu sistema imunitário

Frio é sinónimo de gripes e constipações. Contudo, se praticar exercício físico no inverno, pode evitá-las. De acordo com a Harvard Medical School, a prática regular de exercício contribui para uma boa saúde geral e, portanto, para um sistema imunológico saudável. Ao promover a boa circulação, permite que as células e substâncias do sistema imunológico se movam livremente pelo corpo, fazendo o seu trabalho de forma mais eficiente.

PODE TER INTERESSE EM LER: 6 RAZÕES PELAS QUAIS O EXERCÍCIO BENEFICIA O SISTEMA IMUNITÁRIO.

PODE TER INTERESSE EM LER: 7 FORMAS DE EVITAR CONSTIPAÇÕES E GRIPES

Evita as dores nas articulações

Quem sofre deste tipo de dores, sabe que perante as temperaturas frias estas estão mais presentes. Ao praticar exercício físico no inverno e ao longo de todo o ano, está a fortalecer os músculos e, consequentemente, a prevenir as terríveis dores nas articulações.

PODE TER INTERESSE EM LER: DORES NAS ARTICULAÇÕES NO INVERNO: 6 MANEIRAS DE AJUDAR A GERIR A DOR ARTICULAR COM TEMPO FRIO.

Mas se o praticar no exterior, deve tomar algumas precauções!

Praticar exercício no inverno é essencial para a saúde e bem-estar. Contudo, se o praticarmos ao ar livre, estamos expostos a temperaturas mais baixas. Torna-se, assim, essencial estar devidamente equipado, para que apenas retiremos os benefícios do exercício em tempos mais frios. Tenha em atenção:

Hidrate-se

Apesar de poder não sentir calor, também transpira enquanto se exercita perante temperaturas mais baixas. Por isso, beba muita água antes, durante e depois da atividade física.

Vista-se em camadas

Não adianta escolher uma camisola grossa para praticar exercício físico no inverno, pois sentirá calor ou mesmo algum desconforto. O melhor é vestir várias camadas: a primeira, com material sintético, para manter a humidade longe do corpo; a segunda, isolante, como a lã ou o algodão, para manter o corpo aquecido; e a terceira, adequado às condições meteorológicas, como a água e o vento.

Proteja as extremidades

Não se esqueça de cobrir devidamente aos mãos, orelhas e cabeça. Para isso, utilize um gorro e luvas. Se começar a sentir o nariz e o queixo dormente, equacione em proteger também essas zonas com acessórios adequados.

PODE TER INTERESSE EM LER: TREINAR EM CASA OU NO GINÁSIO? QUAL A MELHOR OPÇÃO?

Se pretende saber como ser mais ativo na estação mais fria do ano, e pretende saber mais informações sobre os nossos serviços , clique aqui, ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº258 938 554 (Ponte de Lima).

Créditos da foto: designed by Yanalya – Freepik.com