Axis Wellness Club

5 razões para mudar periodicamente o seu plano de treino

Segundo o princípio da variabilidade de treino, quanto maior o tempo que realiza o mesmo treino, menos eficiente ele fica. Não importa o quão bom seja o treino, ele deve ser executado por um curto período. Quando o individuo apresenta algum tipo de melhoria deve-se trocar o treino, caso contrário ele ficará estagnado e não alcançará seus objetivos.

PODE TER INTERESSE EM LER: 7 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE TREINO – O SEGREDO PARA ATINGIR RESULTADOS!

Mas para além da justificação científica, existem outras razões que o devem incentivar a mudar periodicamente o seu plano de treino. Confira quais são.

1. Maior adesão. Ninguém desiste!

Esta razão é fundamentada por um estudo publicado no Journal of Sports Behaviour, após ser apresentado no encontro anual da Associação Americana de Psicologia (ano 2000). Homens e mulheres, ao todo 114, foram divididos em três grupos. Um grupo inseriu exercícios variados no plano de treino. Um outro manteve o mesmo plano. E um terceiro não obedeceu a quaisquer horários ou regras. No final do estudo, analisaram-se as conclusões: os participantes do 1º grupo gostaram das suas aulas, 20% mais do que os membros do 2º grupo e 45% mais do que os do 3º grupo. A variedade contribuiu para uma maior adesão, segundo os investigadores. O estudo da Universidade da Florida, EUA, “veio confirmar o que muitos já defendiam”, de acordo com a responsável da pesquisa, Christine Spain. Christine, na altura, encarregue de estudos para o Council on Physical Fitness and Sports, considera que, no treino, mudar ajuda a não desistir.

2. Subir de nível: consegue ir mais longe!

Há quem goste de rotinas e da previsibilidade dos treinos. Mas a maioria dos praticantes ou atletas gosta de testar os limites. Se um dia corre 1 km, na semana seguinte, é normal que experimente correr 1,5 km. Aumentar a intensidade dos treinos também é uma forma de inserir variedade. Quando caminha ou corre, pode sempre adicionar sessões de sprints ou cross training. Ou pode inverter as sequências do seu treino habitual. Em vez de começar por um exercício de resistência, como a corrida, inicia a sessão a subir as escadas. Faz sentido? Ao submeter os músculos a um novo padrão de treino, está a estimulá-los. É fisicamente mais estimulante e desafiante. Mas a nível mental também!

PODE TER INTERESSE EM LER: TREINA E NÃO VÊ RESULTADOS? CONHEÇA AS 6 RAZÕES MAIS COMUNS.

3. Mais prazer: Mais do mesmo é tão aborrecido!

No desporto, uma das razões que leva à desistência é o aborrecimento. É a principal desculpa para não treinar! Ao mudar periodicamente o seu plano de treino, vai estar a introduzir uma novidade. E as novas experiências de treino aumentam a motivação e o divertimento. Quando conta os minutos para terminar a corrida na passadeira, é mau sinal.

Experimente outras máquinas no teu ginásio ou opta por fazer aulas de grupo. Muda de ambiente, e passa a treinar a uma diferente hora do dia. Estudos científicos mostram que as novas experiências podem ativar centros de prazer no cérebro.

PODE TER INTERESSE EM LER: ACHA O EXERCÍCIO FÍSICO ABORRECIDO? SIGA OS NOSSOS CONSELHOS!

4. O cérebro agradece

Se está a adorar o seu plano de treino e os resultados, mude! Como assim? O seu cérebro precisa de ser estimulado. O treino, por si só, vai ajudar a manter o cérebro em forma. Mas quando muda e aprende novos movimentos ou atividades, os seus neurónios são desafiados. O número de conexões neurais aumenta, o que vai aguçar a memória.

A dopamina (neurotransmissor ligado à sensação de prazer) também aumenta quando somos estimulados com novidades! De quatro em quatro, ou de seis em seis semanas, experimente mudar o seu plano de treino.

PODE TER INTERESSE EM LER: 5 EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO PARA O SEU CÉREBRO

5. Mudar o plano de treino = menos lesões

Quando submetemos o corpo de forma repetida aos mesmos movimentos, as lesões acontecem. É o que pode acontecer quando apenas jogamos ténis, só corremos ou só executamos abdominais. Por outro lado, ao mudarmos periodicamente o plano de treino e ao misturarmos atividades, vamos dar a oportunidade de os músculos mais cansados recuperarem.

PODE TER INTERESSE EM LER: LESÕES DESPORTIVAS: TIPOS MAIS COMUNS, TRATAMENTOS E COMO PREVENIR

Para garantir melhores resultados no seu  treino considere ainda os seguintes conselhos:

  • Estabeleça um plano de treino semanal para um ciclo de 4-6 semanas. Não deixe de recorrer à ajuda do seu personal trainer para que este ciclo de treino seja o mais adequado possível, estabelecendo momentos para que possa avaliar a sua progressão.
  • Faça pequenos ajustes ao nível da carga, repetições ou séries de forma a ficar mais forte ou resistente. Recorra ao professor de sala, sempre que sentir que um determinado exercício já não lhe oferecer qualquer tipo de dificuldade.
  • Evite alterar os exercícios planeados, apenas por estar aborrecido com o seu plano.

 

Para que seja mais fácil atingir resultados na sua rotina de treino, deve sempre recorrer a ajuda profissional e especializada. No AXIS WELLNESS contamos com um serviço multidisciplinar com professores devidamente preparados para o(a) apoiar na sua jornada em direção a um estilo de vida mais saudável, e pode contar com o apoio do nosso serviço de nutrição, incluído em todas as modalidades de adesão. Para mais informações sobre os nossos serviços, clique aqui, ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

Referências:

Gold nutrition – 5 boas razões para mudares periodicamente o teu plano de treino

University of Florida – Adding Variety To An Exercise Routine Helps Increase Adherence

AXIS WELLNESS – 7 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE TREINO – O SEGREDO PARA ATINGIR RESULTADOS!

Créditos da foto: Imagem de <a href=”https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-usando-smartphone-em-ginasio_4192712.htm#page=2&query=workout%20plan&position=18&from_view=search&track=ais&uuid=c3fbcd52-8f5b-426e-9a55-610dab0fec1a”>Freepik</a>