5 mitos sobre o treino de força
Há muitas pessoas que, por razões de saúde, estética, para melhorar a sua condição física ou para a recuperação de uma lesão, encontraram no treino de força uma maneira de superar os obstáculos que os impedem de alcançar seus objetivos.
Existem diversos mitos e falsas crenças sobre este tipo de treino. Para o ajudar a esclarecer, fazendo justiça a uma prática desportiva com múltiplos benefícios, indicamos-lhe os 5 mais comuns.
1. O treino com pesos aumenta o volume corporal.
Para que haja um aumento considerável na massa muscular, é necessário entrar num estado de excedente calórico, algo que é alcançado queimando menos calorias do que as que consumimos diariamente (o oposto do que fazemos por exemplo, quando pretendemos perder peso). Por esse motivo, por muito peso que levantemos, será a combinação entre hábitos alimentares e o tipo de treino que determinará o aumento no volume do seu corpo.
2. O treino de força faz perder a flexibilidade.
Exercitar-se com pesos ou máquinas, não é sinónimo de tornar-se rígido ou com mais dificuldades de mobilidade. De facto, é exatamente o oposto, pois, se a técnica correta for executada em cada exercício, com o peso apropriado e com uma ampla gama de movimentos, a flexibilidade poderá ser aumentada. Por que existe este mito, então? A resposta está na má prática do exercício. O levantamento de uma carga de peso muito alta, que impede que as articulações realizem o movimento completo e correto, pode afetar o encurtamento muscular. De qualquer forma, o alongamento antes, durante e após o treino ajudará não apenas a manter, mas também a desenvolver o nível de flexibilidade.
3. Mulheres que treinam com pesos perdem a feminilidade.
Para quebrar essa falsa crença, é necessário esclarecer um princípio muito básico: ninguém, nem mulheres nem homens, aumenta a sua massa muscular num piscar de olhos. Ou seja, conseguir um corpo musculoso é o resultado de um trabalho constante, algo que se faz conscientemente para alcançá-lo. Dito isto, o treino de força tem inúmeras vantagens que também são aplicáveis a mulheres e homens, estética e funcionalmente: melhoria da postura, aumento do gasto calórico (fundamental na perda de peso), tonifica e fortalece os músculos, previne lesões, entre muitos outros que o ajudarão não apenas a melhorar o desempenho desportivo, mas também a sua qualidade de vida diária.
4. Quando deixa de levantar pesos, o músculo transforma-se em gordura.
Para começar, os músculos de maneira alguma, podem ser transformados em gordura, porque são dois tecidos diferentes. A raiz dessa crença está na consequência lógica da falta de treino de força combinado com o abandono de uma alimentação saudável. Ou seja, ao reduzir ou suprimir o treino de pesos, o tónus muscular é perdido e, se for acompanhado por maus hábitos alimentares, o resultado é um aumento na gordura corporal. É por isso que a consistência é tão importante, seja no treino, seja na alimentação.
5. O treino de força danifica as articulações.
Exatamente o oposto. Quando os movimentos com peso são realizados com uma técnica correta, devidamente orientados, e garantindo segurança no treino, o que se consegue é fortalecer as articulações graças à melhoria da resistência nos ligamentos. De facto, e ao contrário do treino de musculação feito no ginásio, existem muitos outros desportos que envolvem salto ou corrida, em que as articulações recebem mais impacto do que num treino mais estático.
Deseja começar a efetuar treino de força e não sabe por onde começar? Lembre-se que no AXIS WELLNESS encontrará técnicos especializados em condicionamento físico e treino personalizado, que podem aconselhá-lo na execução de uma rotina de treino de força. Associe ao seu treino um plano de nutrição personalizado para melhorar ainda mais os seus resultados. Se já treina connosco, mas ainda não se sente à vontade com este tipo de treino, aconselhe-se com os nossos profissionais, experimente, e descubra todos os seus benefícios!
Para mais informações sobre o tipo de treino mais adequado para si, e para saber mais informações sobre os nossos clube, clique aqui, ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima).
Pode também ter interesse em ler:
MUSCULAÇÃO – A MELHOR ATIVIDADE PARA AUMENTAR A MASSA MUSCULAR… E PERDER PESO