Axis Wellness Club

5 frutas e vegetais para enriquecer o seu menu neste Outono

O outono não traz apenas a primeira constipação ou as folhas que caem das árvores.  Esta estação proporciona-nos uma grande quantidade de deliciosos produtos que irão enriquecer os nossos pratos graças às suas excelentes propriedades.

Embora hoje possamos obter quase todos os alimentos em qualquer época do ano, a verdade é que consumir produtos sazonais é um hábito que devemos incorporar no nosso dia a dia. Desta forma, comeremos alimentos mais frescos, teremos uma alimentação mais equilibrada e ajudaremos a economia local, já que costuma ser mais barato comprar na época do que fora dela.

Para ajudá-lo a adicioná-los à sua dieta, recomendamos cinco frutas e vegetais desta época, com os quais poderá dar o primeiro passo:

CITRINOS

Embora os consumamos o ano todo, comer uma laranja ou um limão nesta estação é uma experiência melhor do que em qualquer outra época do ano. São mais ácidos no início da colheita e tornam-se mais doces à medida que o frio avança. Este é também o momento em que podemos ver as primeiras tangerinas.

As frutas cítricas são uma ótima fonte de vitamina C, A e ácido fólico, minerais e antioxidantes. Fornecem poucas calorias e muitos nutrientes essenciais. São tão versáteis que podem ser consumidos sozinhos, em compotas, em bolos ou mesmo em preparações salgadas.

ABÓBORA

A abóbora é um dos grandes protagonistas da comida de outono. É um alimento rico em beta-caroteno e possui grande poder antioxidante e anti-radicais livres. O seu consumo fornece vitaminas A, C, K e E e minerais como magnésio, potássio e ferro. Tem poucas calorias e um ótimo sabor, que pode ser realçado em um grande número de receitas: o creme de abóbora (ideal para a primeira constipação do ano), risoto com abóbora assada ou peru com puré de abóbora. Também é bom incluir em receitas doces, como tartes de abóbora.

CASTANHAS E BATATA DOCE

O cheiro destes dois alimentos grelhados é uma clara evocação do outono.

As castanhas, tal como os restantes frutos secos, são uma importante fonte de hidratos de carbono. Além disso, fornecem minerais como potássio, magnésio e cálcio. O seu consumo ajuda a proteger as células do corpo do stress e dos radicais livres. Para consumi-las, retire a casca que as cobre, bastando fervê-las por 10 minutos em água, para que saia mais facilmente. Pode torrar ou assar e preparar com bolos de castanha, pão de ló, molhos para acompanhar carnes vermelhas ou arroz cozido.

Com a batata-doce pode fazer sopa, batatas fritas caseiras, purés ou guisados. Este tubérculo é rico em pró-vitamina A e vitaminas C, B6, B5, B1 e B2. Quanto aos minerais, contém manganês, potássio, cobre e ferro. É um poderoso antioxidante, desintoxicante e fortalece o seu corpo.

FIGOS

Desde o final do verão, os primeiros figos já começam a ser vistos nos pomares. São frutas muito ricas em fibras, principalmente se consumidas secas. Contêm minerais, cálcio, magnésio e potássio. Além disso, o figo é um alimento muito nutritivo, diurético e laxante, por isso ajuda naturalmente a purificar o corpo. Além de frescos ou secos, os figos podem ser consumidos em bolos e pastéis, compotas, saladas e são muito saborosos para acompanhar queijos fortes.

KIWI

Esta fruta fornece muita vitamina C, é antioxidante e ajuda a absorver o ferro. Como também contém muitas fibras, é um alimento laxante e de muito baixo teor calórico. É rico em luteína, que atua como um filtro natural para proteger a pele do sol, auxilia na digestão, não retém líquidos e melhora a circulação sanguínea e óssea. Pode comer simples, com açúcar, em mousse, em smoothies/ granizados ou em gelados caseiros.

Se tiver dúvidas ou quiser uma alimentação personalizada que se adapte aos seus gostos e necessidades, no AXIS WELLNESS dispõe de um serviço de nutrição e dietética, incluído em todas modalidades de adesão, onde encontrará aconselhamento profissional. 

Se procura um estilo de vida saudável, e gostaria de saber  como podemos ajudar: clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).