Axis Wellness Club

As 5 dicas infalíveis para se livrar da dor muscular

As dores musculares são apenas pequenas ruturas nos músculos que não estavam prontos para o alongamento ou exercício intenso. Ter dor muscular após uma sessão de treino não é um problema sério, é simplesmente um sinal do nosso corpo a avisar-nos que fizemos um esforço extra ao qual não estávamos acostumados. Ainda não existe um antídoto para que a dor muscular desapareça instantaneamente, mas os nossos especialistas do AXIS WELLNESS  dão-lhe 5 dicas que o(a) ajudarão a relaxar os músculos e esquecer a dor (mesmo que seja por pouco tempo).

1. A natação é sempre uma boa opção (e solução). – Por mais contraditório que possa parecer, a maneira de se livrar da dor após o exercício é fazer outro esforço físico. Não nos referimos a correr 10 quilómetros ou fazer séries de pesos no ginásio, mas sim de uma ida à piscina para relaxar e soltar os músculos que estão mais tensos. Recomendamos fazer exercícios leves, como nadar de forma menos intensa sem colocar nosso corpo no limite de esforço.

2. A sauna é uma forte aliada. – Hoje em dia, fazer uso da sauna é uma prática comum para muitas pessoas que querem cuidar de sua saúde e manter seu corpo em forma. O que muitos não sabem é que submeter-se a altas temperaturas relaxa os músculos e reduz a dor que podemos ter após o exercício. Apenas sentado dentro da sauna aumenta o fluxo de sangue nos músculos e permite a oxigenação do corpo. É muito importante hidratar-mo-nos depois destas sessões, pois o nosso corpo perde muitos líquidos e temos que compensar.

3. Não salte os alongamentos! O fato de alongar no final da sua sessão de treino é uma necessidade para reduzir o risco de lesões, trabalhar a mobilidade das articulações ou melhorar a sua flexibilidade. E sim, o alongamento também é uma técnica que ajuda a reduzir a contração ​​muscular e promove o fluxo de sangue. Assim, podemos dizer que o alongamento relaxa os músculos, causando uma sessão de alívio imediata.

4. Um par de minutos em água fria. – Foi verificado como sendo eficaz o efeito do frio na redução da dor e inflamação muscular. É por isso que recomendamos o banho com uma combinação de água quente e fria que relaxa o nosso corpo e reduz a tensão. Se a dor for muito forte, podemos usar o gelo como elemento adicional para aliviar a dor temporariamente em áreas específicas. O efeito do gelo é eficaz quando não o deixamos mais de dez minutos na área inflamada/ dorida, e por isso tem um efeito “anestésico”.

5. Relaxe, é hora da massagem. – Uma massagem suave aliviará a dor e ajudará os músculos a regenerarem. Massagens são uma boa fonte de estimulação para a circulação e ajudam na aceleração da nossa recuperação. Além disso, elas nos ajudarão a recuperar o estado das fibras em áreas específicas do nosso corpo. Não deixe de fazer uma visita ao nosso SPA e saiba como as nossas terapeutas o(a) podem ajudar.

Agora que conhece as nossas dicas para lidar com as dores musculares, essa desculpa para o(a) impedir a sua vinda ao nosso clube deixa de ter importância. Como uma dica extra, os personal trainers do AXIS WELLNESS recomendam aquecer bem antes de cada sessão de treino, iniciar a atividade progressivamente de acordo com o nosso corpo e capacidade física e, gradualmente, ir progredindo. Se é um iniciante ou um veterano em exercício físico, pode ser uma grande ajuda ser aconselhado por um profissional  sobre os exercícios que deve fazer, e como fazê-los, para evitar as sempre incómodas dores musculares. Informe-se sobre os nossos serviços clicando aqui