Axis Wellness Club

5 boas razões para consultar um nutricionista

Hoje em dia, existe muita informação sobre o tema nutrição e alimentação, mas nem sempre com tanto fundamento científico quanto aquele que a área carece. Ainda assim a facilidade com que acedemos a artigos e notícias sobre o tema pode dificultar a perceção da população quanto à vantagem de se recorrer a um nutricionista.

Antes de mais importa perceber que dificilmente conseguiremos encontrar uma resposta correta se tentarmos simplificar a nutrição à catalogação dos alimentos em “bons” e “maus”; ou com capacidade de “engordar” ou “emagrecer”.

O nutricionista é o profissional capaz de avaliar o estado nutricional de cada indivíduo, recolher informação acerca da dieta alimentar e de hidratação, hábitos de vida e de prática de exercício físico, história clínica, alergias ou intolerâncias alimentares e eventuais queixas gastrointestinais. Perante esta informação, o nutricionista ajuda no planeamento de objetivos (de peso, composição corporal, marcadores clínicos…) e determina necessidades nutricionais individuais que resultam na elaboração de um plano alimentar personalizado, adequado às necessidades, mas também às preferências e limitações de cada indivíduo.

Assim, devemos entender que a alimentação deve ser adaptada a cada um de nós e que facilmente caímos em erro se nos guiarmos por recomendações gerais retiradas de um qualquer meio de comunicação, ou de uma qualquer publicação numa rede social. Além disso, o nutricionista é capaz de nos ajudar em muitos aspetos que vão além do desejo em perder peso.

Elencamos agora as 5 razões mais importantes que o(a) devem levar a procurar o apoio de um nutricionista:

1. Garantir um plano nutricional adequado e personalizado

Um plano alimentar personalizado é elaborado com o intuito de dar resposta às nossas necessidades nutricionais, em quantidade de energia, macronutrientes (proteína, hidratos de carbono e gordura) e micronutrientes (vitaminas e minerais), sendo capaz de satisfazer necessidades fisiológicas e prevenir os sintomas de deficiências.
Prevenir e promover a saúde
Os hábitos alimentares têm grande impacto na prevenção de doenças crónicas como: dislipidemias, diabetes mellitus, hipertensão e problemas cardiovasculares. Além disso, uma alimentação completa e equilibrada contribui para a manutenção de um sistema imunitário eficiente, capaz de nos defender de infeções simples como gripes ou infeções urinárias.

2.  Controlar o peso e composição corporal

A manutenção de um peso e composição corporal saudáveis é preponderante na prevenção de problemas de saúde como os enumerados no ponto anterior. Para além disso, assume muitas vezes um papel importante no restabelecimento da nossa autoestima e confiança com consequências diretas na estabilidade emocional, relações interpessoais e integração social.

3. Optimizar o rendimento desportivo

O planeamento alimentar e eventual suplementação com apoio de um nutricionista em contexto de desporto, tem como objetivo garantir o alcance das necessidades energéticas e nutricionais necessárias para suportar o programa de treino e os momentos de competição, promover os processos de adaptação induzidos pelo treino e a recuperação entre cada sessão, reduzir o risco de lesão e melhorar o rendimento desportivo.

4. Planear a gravidez e a sua manutenção de forma saudável

O estado nutricional materno antes e durante a gestação é preponderante para a saúde da mãe e do feto. As necessidades nutricionais nesta fase da vida devem adaptar-se aos dados antropométricos de cada mulher, mas também à sua atividade física, idade, evolução ponderal ao longo da gestão, eventuais gestações múltiplas e existência de condicionantes de saúde (diabetes gestacional, pré-eclampsia, hipertensão arterial…).

5. Apresentar oferta alimentar em casos de alergias e/ou intolerâncias alimentares

Para prevenir a ocorrência de uma reação alérgica é necessária a restrição de todos os alimentos diretamente responsáveis pela alergia ou que poderão conter o alergénio na sua composição. É essencial ser rigoroso na leitura e interpretação de rótulos, prevenindo o consumo de alergénios camuflados num alimento processado, com designações na rotulagem que nem sempre são óbvias. Além disso, é importante saber compensar as restrições alimentares que decorrem de alergias ou intolerâncias de forma correta, evitando carências nutricionais.

Estas são apenas algumas das razões que espelham a importância de procurar o apoio de um nutricionista e que mostram que mesmo quem já tem algum conhecimento sobre o tema alimentação terá certamente vantagem em ter um plano alimentar personalizado.

O AXIS WELLNESS disponibiliza, incluído no valor da sua mensalidade, um serviço de aconselhamento alimentar, que o ajudará a atingir os seus objetivos no seu programa de controlo de peso reeducando os seus hábitos alimentares. O Dr. Jorge Guimarães é o responsável pela área de nutrição do AXIS WELLNESS.

Para mais informações sobre os nossos clube clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).