Cuidados a ter com o exercício físico nos dias quentes
Correr, jogar futebol, jogar basquetebol, ou fazer caminhadas. São várias as modalidades desportivas que podem ser feitas ao ar livre. Mas quando as temperaturas aumentam é necessário tomar alguns cuidados.
O corpo é, sem dúvida, uma máquina; mas convém não abusar, sobretudo quando começa a dar sinais de que se está a chegar a um limite.
Praticar exercício físico em dias quentes não é impossível, mas exige cuidados redobrados, uma vez que temperaturas elevadas são sinónimo de stresse extra para o corpo.
PODE TER INTERESSE EM LER: DICAS PARA A PRÁTICA DE EXERCÍCIO FÍSICO NO VERÃO
O impacto do calor no organismo
Certamente que ao praticar exercício físico em dias quentes já notou que se sente mais cansado e que o coração bate mais depressa do que é costume. Não é impressão. É que para manter a temperatura corporal equilibrada, isto é, a 37°C, o organismo envia mais sangue para circular pela pele, de modo a refrescar o corpo. Como consequência, há menos sangue nos músculos, o que leva ao aumento da frequência cardíaca. Além disso, se a humidade também for alta, o corpo enfrenta um stress adicional, pois o suor não evapora imediatamente da pele. Tal faz aumentar ainda mais a temperatura do corpo.
No limite? Esteja atento aos sinais
Ao praticar exercício físico em dias quentes, o organismo vai estar constantemente a ajustar a temperatura corporal, para que não aconteçam efeitos secundários. Mas tal como uma máquina se avaria, também este sistema natural de refrigeração pode falhar. Em situações extremas de exposição ao calor intenso, podem surgir doenças relacionadas com o calor, como cãibras por calor, esgotamento devido ao calor e golpes de calor.
Estas situações podem ser graves, obrigando, por vezes, a cuidados médicos de emergência. Contudo, elas apresentam sintomas aos quais deve estar atento e parar de imediato a prática de exercício físico sempre que eles ocorram:
- cãibras musculares
- náuseas ou vómitos
- sensação de fraqueza
- fadiga
- dores de cabeça
- suor excessivo
- tonturas ou vertigens
- confusão
- irritabilidade
- pressão sanguínea baixa
- aumento da frequência cardíaca
- problemas visuais.
PODE TER INTERESSE EM LER: DICAS PARA UMA BOA ALIMENTAÇÃO NO VERÃO
6 CUIDADOS A TER EM DIAS QUENTES
Para que não coloque a sua saúde em risco e possa praticar em segurança exercício físico em dias quentes, indicamos-lhe algumas estratégias-base que não deve preterir:
- Evite as horas de maior calor
Evite a prática de atividade física no exterior durante as horas em que o sol está mais forte (entre as 12 e as 16 horas). O melhor é programar as atividades ao ar livre para a manhã ou fim da tarde - Utilize protetor solar
A exposição aos raios ultravioleta (UV) também acontece quando se pratica desporto ao ar livre. Antes da sua prática, aplique um protetor solar com FPS superior a 30, resistente à transpiração/água. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o aumento da incidência de cancro cutâneo nas últimas décadas está fortemente relacionado a atividades ao ar livre. - Hidrate-se
Tenha sempre consigo água e beba-a mesmo que não sinta sede. Caso opte por uma atividade física mais intensa, considere levar uma bebida desportiva. Estas bebidas podem repor o sódio, o cloreto e o potássio que se perdem através da transpiração. - Vista-se a rigor
Use roupas leves, com cores claras e prefira as que são feitas com tecido absorvente. Não se esqueça de usar óculos de sol e chapéu ou viseira. - Arranje companhia
No caso de não praticar um desporto coletivo, desafie um amigo a praticar exercício consigo. Assim, além e se divertir, tem sempre alguém que o possa ajudar caso sinta algum sintoma indesejável. - Oiça o seu corpo
É fundamental conhecer o próprio organismo e identificar os avisos de quando está perto dos seus limites. Tenha atenção à sede, batimentos cardíacos, energia e transpiração, os quais devem estar todos dentro dos padrões normais para si. Caso não estejam, é sinal de que deve parar.
PODE TER INTERESSE EM LER: 5 DICAS PARA PREPARAR O SEU CORPO PARA O VERÃO
Lembre-se que uma das formas de continuar a praticar exercício físico nos dias mais quentes, e com total segurança e conforto, poderá ser a frequências dos nossos espaços de treino onde encontrará todas as áreas devidamente climatizadas para os diversos tipos de treino.
Seja mais ativo(a) e faça escolhas saudáveis durante todo o ano, e no verão também. Para saber mais informações sobre os nossos serviços clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).
Referências:
American Heart Association – How to stay active in warm weather
DGS – Ondas de Calor – Recomendações para a população
Mayo Clinic – Safety tips for hot weather exercise
WHO – Radiation: Sun protection
DGS – Proteja-se do calor e do sol
Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo – Cuidados a ter na exposição solar