Axis Wellness Club

4 dicas para treinar quando tiver uma crise alérgica

Rinite e alergias respiratórias são comuns e podem afetar (e muito) a qualidade de vida. No que toca à prática de exercício físico, muitas pessoas não conseguem manter as suas rotinas de treino em épocas de crise alérgica.  Se alguma vez sentiu dificuldade em lidar com os sintomas de rinite ou alergia respiratória como espirros, corrimento nasal, ou olhos lacrimejantes, conheça as nossas dicas para lidar com uma crise alérgica.

  • DESISTIR? JAMAIS!

O cansaço e o desânimo causados por sintomas de um quadro alérgico são tão frustrantes que levam muitas pessoas a imediatamente pausar as atividades físicas. É uma reação compreensível. No entanto, sugerimos sempre que não desista tão facilmente.

Existem diversas formas de lidar com a alergia sem ter que deixar o exercício físico de lado. Por mais inacreditável que pareça, uma das maneiras mais eficientes é: não deixar a motivação baixar! Antes  de decidir fazer uma pausa no treino por alguns dias (que podem ser muitos, caso a preguiça se instale) dê alguma hipótese ao sistema imunitário para que este se  possa adaptar gradualmente.

  • FORTALEÇA A IMUNIDADE

Quem sofre de rinite ou outras alergias na realidade deveria continuar a praticar exercício físico. A prática regular de exercício é quase tão eficaz no tratamento das alergias como uma imunoterapia.

Aumentar cautelosamente a resiliência corporal estabiliza o sistema imunitário. E com uma boa alimentação, pode dar uma ajuda  poderosa à sua imunidade. Comece por tomar atenção àquilo que ingere e informe-se com  o nosso nutricionista sobre como pode melhorar a qualidade nutricional dos alimentos que consome regularmente.

PODE TER INTERESSE EM LER: EXERCÍCIO FÍSICO REGULAR AJUDA A PREVENIR CASOS MODERADOS E GRAVES DE ASMA.

  • SE PRECISAR, USE ANTIALÉRGICOS

Por um lado, treinar para ajudar o sistema imunitário a se adaptar é uma das formas de continuar consistente e forte na rotina de treino. Mas, por outro lado, tome cuidado: tenha consciência corporal e descubra seus limites. Se as alergias respiratórias forem realmente um pesadelo na sua vida, antes de treinar, procure orientação médica.

O uso de “bombinhas” (inaladores) e antialérgicos pode ser recomendado, e inclusive necessário, em casos de crises mais severas.  Os anti-histamínicos evitam o agravamento do quadro alérgico, como por exemplo a falta de ar extrema ou outras dificuldades respiratórias mais severas, mas podem ter consequências negativas durante o treino pois por norma aumentam a temperatura corporal. Existem várias marcas de anti-histamínicos disponíveis e com impactos diferentes na prática de exercício físico. Questione o seu médico sobre qual a mais recomendada para o efeito.

PODE TER INTERESSE EM LER: OS 7 MEDICAMENTOS QUE DEVE EVITAR AO FAZER EXERCÍCIO FÍSICO!

Para fortalecer o sistema imunitário sem se prejudicar, alterne treinos ao ar livre com treinos em lugares cobertos. Assim o nível de resiliência aumenta gradualmente porém sem mudanças muito bruscas, e o corpo reagirá melhor.

Durante a prática de exercícios ao ar livre é recomendado que respire pelo nariz, pois assim aquece o corpo e reduz a quantidade de alérgenos inalada.

  • IMUNOTERAPIA

Se a crise alérgica afetar a sua qualidade de vida durante períodos mais longos (meses ou anos), procure  ajuda médica. Muitas pessoas conseguem a cura com imunoterapia: um processo de exposição regular aos alérgenos com o objetivo de ensinar o sistema imunitário a adaptar-se. A terapia requer paciência: geralmente exige vacinas e dura no mínimo 1-2 anos.

A imunoterapia não funciona em todos os casos. Possíveis interações com outras substâncias ou medicamentos podem causar reações adversas. Por isso, é indispensável ter um acompanhamento médico durante todo o procedimento, tanto para atletas casuais quanto profissionais, especialmente se a pessoa em questão sofre de problemas respiratórios crónicos, como a asma.

RESUMINDO

Espirros,  corrimento nasal, olhos lacrimejantes e todos os outros contratempos causados por alergias respiratórias não impedem que continuemos com a rotina de treino — pelo menos não definitivamente, desde que conheça seus limites!

Os benefícios de combinar treinos de resistência e força  na rotina de treino são muitos e podem melhorar a saúde geral a longo prazo, ajudando a manter uma boa qualidade de vida, principalmente com o passar dos anos.

Perseverança e escolhas inteligentes ao longo da vida são essenciais para o seu bem-estar futuro. Cuide de si, consulte um imunoalergologista se precisar… e mexa-se!

Para mais informações sobre os nossos serviços clique aqui ou contacte-nos através do nº258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima)

Créditos da imagem: designed by Stockking – Freepik.com