3 fatores que influenciam a queima de gordura corporal
Como em muitas outras áreas relacionadas com o exercício físico, existem muitos fatores que podem determinar se uma pessoa queima mais ou menos gordura corporal, fazendo isso em mais ou menos tempo, com um certo nível de intensidade e realizando uma atividade física específica.
O nutricionista do AXIS WELLNESS, assinala três fatores principais que influenciam a queima de gordura corporal:
Ingestão alimentar e calórica: Quantas calorias ingere diariamente? Levar em consideração a dieta que seguimos é essencial para entender como o metabolismo de cada pessoa funciona. Por exemplo, em geral, uma pessoa que come pelo menos 3 vezes ao dia, com quantidades calóricas adequadas para o corpo, terá um metabolismo mais acelerado – e, portanto, queima mais gordura – do que uma pessoa que faz menos refeições diariamente sem adaptar as calorias que consome às suas necessidades.
O seu corpo tem memória: lembre-se que alguém que já passou por processos de definição muscular ou perda de peso geralmente tem uma vantagem sobre alguém que ainda não o experimentou. O principal motivo é que, se a perda de peso foi realizada com moderação e progressivamente, seguindo diretrizes nutricionais e de treino apropriadas, o corpo tem memória quando se trata de eliminar células adiposas e tecido adiposo. Portanto, essa pessoa terá mais facilidade para fazê-lo novamente, especialmente se combinar uma dieta equilibrada com uma rotina de treino orientada por um especialista em nutrição e um personal trainer.
A percentagem de gordura corporal: quando ganha ou perde peso, sabe realmente se o que ganha ou perde é gordura ou músculo? Será percentagem de gordura corporal é mais importante que o próprio peso? O peso que vemos na balança não é tudo. A percentagem de gordura corporal dependerá de vários fatores, como idade, hidratação, peso e hábitos de vida. No entanto, o percentual de gordura corporal será fundamental para determinar se uma pessoa está com o peso mais saudável. Como calcular? Nesses casos, é sempre aconselhável consultar o nutricionista ou um professor do AXIS WELLNESS, que estudará seu caso de maneira personalizada e o(a) aconselhará com base nas suas necessidades.
Estes três fatores são fundamentais quando se trata de perder gordura corporal num treino. No entanto, a seguinte premissa não deve ser negligenciada: qualquer perda excessiva e acelerada de gordura, que não seja realizada com a supervisão de um especialista em nutrição e com a devida progressão, provavelmente não terá sucesso a longo prazo. Deve pensar que o corpo está preparado para reservar depósitos de gordura.
Se a queda de calorias for rápida e extrema, pode causar uma desaceleração no metabolismo e, consequentemente, queimar menos gordura corporal. Além disso, não deve esquecer que a perda de gordura corporal é acompanhada por uma diminuição da massa muscular, por isso será sempre positivo mantê-la para evitar possíveis lesões e obter um bom desempenho no seu treino.
Lembre-se que no AXIS WELLNESS pode encontrar uma grande variedade de recursos que o ajudarão a alcançar seu objetivo: treino personalizado, aulas de grupo, aconselhamento nutricional, fisiologistas do exercício, fisioterapeutas etc.
Para saber mais sobre os nossos serviços clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima).