Axis Wellness Club

O Super-Poder das aulas de grupo!

Quando se trata de motivação, o seu cérebro é uma criatura misteriosa. Num momento está enérgico e cheio de entusiasmo, e algumas semanas depois, as desculpas começam a aparecer, e antes que repare nisso, não foi ao ginásio a semana toda.

Para que esta não seja a sua experiência, siga esta abordagem simples para garantir que os seus primeiros passos no fitness não sejam os seus últimos.

1 – Comece devagar – não leve o seu corpo ao limite logo nos primeiros treinos. Se deixar de sentir energia e quiser parar a meio, não há problema.

2 – Vá aumentando a intensidade gradualmente – á medida que a sua condição física for melhorando, vá fazendo treinos completos.

3 – Varie o seu treino – faça treinos de força, cardiovasculares, ou de flexibilidade e aprenda quais os tipos de treino que consistentemente o motivam a continuar.

PEQUENAS MUDANÇAS

Quando está a começar, um bom objetivo é atingir 150 minutos de exercício por semana. A ciência mostra que, com 150 minutos de exercício por semana, começará a aproveitar os benefícios do exercício para a saúde.

Existem muitas maneiras pelas quais  pode começar a tornar-se ativo. Pode começar com exercícios de fitness em grupo, andar a pé, andar de bicicleta ou até mesmo escolher as escadas em vez do elevador. Mesmo que o consiga apenas 10 minutos de cada vez, lembre-se, que tudo conta para o resultado final.

Quando se acostuma a 150 minutos de exercício por semana, o próximo objetivo é de 250 a 300 minutos. Esta é a quantidade sugerida de exercícios semanais necessários para começar a ver algumas das mudanças físicas que acompanham o exercício sem fazer qualquer alteração na sua dieta.

Outra aposta inteligente é definir alguns objetivos – definir metas pode ser uma grande ajuda em qualquer etapa de sua jornada de exercício. Sugerimos definir dois objetivos; um baseado nos resultados que procura e um no comportamento que está  a tentar mudar. Por exemplo, quer reduzir o seu tamanho de roupa e que ir ao ginásio duas vezes por semana. Escreva estes objetivos e mantenha-os visíveis em algum lugar onde passe frequentemente, como afixado no frigorífico ou na sua carteira.

Faça o que fizer, garanta que as suas metas sejam realistas e não sejam demasiado difíceis – lembre-se que está apenas a começar. Á medida que vai atingindo  os seus objetivos, pode reavaliar a duração do seu treino e os objetivos que pretende atingir.

CONHEÇA O SUPER-PODER DAS AULAS DE GRUPO

As pessoas que treinam em grupo são muito mais propensas a manterem a sua rotina de treino do que as que o fazem sozinhas.

Get Fit Together, um estudo conduzido pelo Dr. Jinger Gottschall, da Pennsylvania State University, acompanhou 25 adultos sedentários através de um programa de 30 semanas de aulas em grupo Les Mills.

As 30 semanas começaram com um período inicial de seis semanas, onde os participantes se foram familiarizando com as aulas de grupo, praticando sessões de apenas 20 minutos de atividade cardiovascular, 20 minutos de treino de força e 10 minutos de flexibilidade na primeira semana e aumentando gradualmente para uma agenda de exercícios de seis dias por semana, com progressivo aumento da duração e intensidade. A introdução gradual significava que, em vez de sentirem-se doridos devido ao excesso de trabalho de músculos pouco solicitados logo desde início, e consequente desistência, o grupo realmente desfrutava do exercício que praticava.

Os resultados foram incríveis – tão bons que os participantes atrasaram o início da doença cardiovascular por uma média de 3,6 anos. Durante o estudo de 30 semanas, 20 dos 25 participantes do estudo nunca falharam um treino – uma taxa de adesão de 98,8 por cento – quase inédita em estudos de exercício físico.  Em consequência foram obtidos resultados excelentes na redução do colestorol mau (LDL), aumento do colesterol bom (HDL),  redução da glicose, redução no nível de triglicerídeos, e melhoria de condição cardiovascular.

Este compromisso é a prova de que, quando se trata de exercício físico, ter o apoio de outras pessoas, e treinar em grupo faz maravilhas.

Conheça aqui as nossas aulas de grupo e da próxima vez que vier ao clube experimente! Quem sabe, não ganha uma nova motivação para manter-se no seu caminho para um estilo de vida mais saudável.

Mais informações sobre os nossos clubes clique aqui ou contacte-nos através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)

Referências:

https://www.lesmills.com/smart-start/

https://docplayer.net/33119126-Get-fit-together-the-positive-effects-of-a-les-mills-exercise-intervention-on-cardiovascular-disease-risk-factors.html