Axis Wellness Club

Quantas calorias têm os doces de Natal (e exercício físico equivalente).

“Qual é o País que tem mais Calorias no jantar de Natal?“. Este é o nome do estudo elaborado pela plataforma de saúde britânica Treated, que, no fim, construiu uma lista com o ranking dos 28 países do mundo que consomem mais calorias no jantar da noite de 24 de dezembro. Surpresa das surpresas, Portugal está no top 5 desta lista, em quarto lugar, com uma média de 3.209 calorias ingeridas, mais 1.209 do que aquelas que são recomendadas por dia. Em primeiro lugar estão os Estados Unidos, com 3.291, logo a seguir, o Reino Unido com 3.289 e França com 3.217 calorias.

O que a tradição em Portugal manda é que nesta noite, como prato principal, se coma bacalhau, ou peru —dois alimentos saudáveis e pouco calóricos. No entanto, o grande problema —que justifica esta posição no ranking britânico —é o que vem a seguir: as sobremesas. Sonhos, filhós, rabanadas, azevias, bolo-rei ou bolo rainha são alguns dos bolos que enchem as travessas de sobremesa portuguesas. Têm muito açúcar e, a grande maioria, quantidades enormes de gordura, por serem fritos. E há outro problema: as quantidades. É que nunca nos restringimos a um só doce e nunca comemos só uma dose. Há sempre mais e mais. Nesse dia e nos dias seguintes.

No AXIS WELLNESS elaboramos um ranking das sobremesas e doces de Natal em função das calorias, e associamos o exercício físico equivalente, que garante o consumo calórico de cada uma delas (lembre-se que cada porção adicional, soma a dobrar)

1 – Formigos (ou mexidos) – 1 dose – 531 Kcal –  Leva pão, uma grande quantidade de manteiga e açúcar e ainda miolo de nós, mel e pinhões. Este um doce tradicional, que é consumido sobretudo na região mais a norte do País. É também o mais calórico desta lista, sendo que uma porção individual corresponde a cerca de um quarto das calorias que deve ingerir num só dia (2000 calorias).

Exercício físico equivalente – Uma aula de Fitboxe 55 min.

2 – Aletria – 1 dose – 346 Kcal – Os ingredientes principais são a aletria, uma massa muito fina, manteiga e açúcar. Cada localidade apresenta uma receita mais especifica, onde podem colocar mais aletria, ou mais gemas, por forma a ser um doce mais compacto ou mais cremoso. Os valores que aqui lhe damos são da aletria mais básica, que fica em segundo lugar do doce mais calórico do Natal.

Exercício físico equivalente – Uma aula de Hidroginástica 45 min.

3 – Bolo Rei – 1 fatia – 343 a 349 Kcal – É talvez o doce português mais típico do Natal e o segundo mais calórico desta lista: é feito com uma massa branca, frutos secos e outros cristalizados, que acrescentam um grande número de calorias a este doce. Na construção deste ranking assumimos o valor calórico mais baixo de cada alimento e, por isso, o bolo-rei está em terceiro lugar.

Exercício físico equivalente – Remo 30 min.

4 –  Bolo Rainha – 1 fatia – 295 Kcal – É exatamente igual ao Bolo Rei, mas sem as frutas cristalizadas — por isso tem menos calorias. A massa leva farinha de trigo, ovos, manteiga, açúcar, ou fermento e, depois, leva frutos secos.

Exercício físico equivalente – Uma aula de GAP 30 min.

5 -Rabanadas – 1 fatia – 294 Kcal –   Quem gosta de rabanadas, nunca come só uma. Portanto, é só fazer as contas: se comer duas vai estar a consumir 592 calorias, ou seja, um quarto das calorias que deve consumir num só dia — o que, na altura do Natal, se torna um pouco mais grave, porque bem sabemos, que as sobremesas não acabam aqui. As rabanadas são fatias de pão, molhadas em calda de açúcar ou em leite, passadas depois por ovo e, no final, fritas. Estão em quinto lugar neste ranking, muito por causa do açúcar e, sobretudo, da gordura.

Exercício físico equivalente – Uma aula de Pilates – 30 min. (cada fatia 🙂 )

6 – Arroz Doce – 1 dose – 233 Kcal – 100 gramas de arroz doce correspondem, aproximadamente, a um prato pequeno. Este doce é feito de arroz cozido em leite e açúcar. É o quarto menos calórico deste ranking, mas é importante salientar que, ao contrário dos outros dois, que são ricos em açúcar e gordura, este não é frito, o que nutricionalmente faz com que tenha mais valor.

Exercício físico equivalente – Uma aula de Body Balance – 45 min.

7 – Sonhos – 1 dose – 197 Kcal –   Calda de açúcar, manteiga, farinha e canela. Estes são os ingredientes principais dos sonhos, um dos doces mais tradicionais e pequeninos do Natal. Um sonho corresponde a 194 calorias, portanto se comer dois, vai estar a ingerir 389 calorias. E bem sabemos que comer sonhos é como comer bombons: quem gosta, não para e dois, às vezes, sabem a pouco.

Exercício físico equivalente – Uma aula de CX Worx – 30 min.

8 – Azevias – 1 dose – 190 Kcal – Banha, aguardente, manteiga, ou margarina, açúcar e farinha. Estes são os principais ingredientes deste doce frito, que tem um recheio feito de grão (com mais açúcar). As azevias são doces pequenos e uma só tem, aproximadamente, 190 calorias.

Exercício físico equivalente – 30 minutos de Elíptica

9 – Filhós – 1 dose – 132 Kcal – As filhós são o doce de Natal mais fininho desta lista e, por isso, também estão em último lugar neste ranking. Uma tem aproximadamente 132 calorias, mas lembre-se de que estão cheias de gordura e de açúcar.

Exercício físico equivalente – 10 minutos de corrida intensa

Ah, como ingerimos todos estes doces apenas num dia, para ser matematicamente compensador no dia seguinte deveria fazer todos estes exercícios para evitar acumulação de peso 🙂 Como sabemos que estaremos fechados no Dia de Natal, sugerimos que até lá incrementem os vossos treinos, para que possam aumentar o vosso metabolismo basal (total de calorias queimadas num dia pelo vosso corpo em repouso) que, normalmente, deverá rondar as 2000 Kcal, e sejam contidos (na medida do possível) nos excessos da quadra natalícia.

No AXIS WELLNESS podemos ajudar antes e depois das festas. Não hesite em recorrer ao nosso serviço de aconselhamento nutricional, incluído no valor da sua mensalidade.  Para mais informações clique aqui ou contacte-nos através dos nºs 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima)