Axis Wellness Club

Benefícios do exercício físico na prevenção e controlo da diabetes

A diabetes é uma doença metabólica que se caracteriza por um aumento anormal dos níveis de glicose no sangue, devido a problemas na produção ou ação da insulina, uma hormona produzida pelo pâncreas e que tem como principal função regular os níveis de açúcar no organismo.

É comum pensar que pessoas com diabetes não devem praticar exercício físico devido ao risco de surgir uma hipoglicemia durante a atividade. Porém, praticado com orientação profissional e acompanhamento médico (monitorização de níveis de insulina e glicose), o exercício físico é bastante benéfico para quem tem diabetes.

A prática regular de exercício físico em diabéticos :

  1. Diminui os níveis de glicose no sangue;
  2. Estimula a produção de insulina;
  3. Aumenta a sensibilidade celular à insulina;
  4. Aumenta a capacidade de captação de glicose pelos músculos;
  5. Diminui a gordura corporal,  relacionada à diabetes tipo 2.

 

A quantidade ideal de exercícios varia e deve respeitar as condições físicas e a presença de complicações decorrentes da doença, através de uma avaliação médica.

De um modo geral, o exercício deve contemplar várias capacidades físicas e deve ser realizado sempre com supervisão de um técnico, devendo cumprir as seguintes orientações:

  1. Exercícios aeróbios (corrida, natação e ciclismo) – a recomendação médica é realizar o total de 150 minutos/semana, com intensidade moderada.
  2. Treino de musculação – Duas a três vezes por semana, de 30 minutos cada, dando mais importância aos grandes grupos musculares.

 

Para evitar a hipoglicémia, antes do exercício físico deve fazer uma refeição ligeira. É importante que não pratique exercício em jejum. Pode também realizar um teste de glicémia antes de iniciar o exercício e depois do exercício deve fazer outra refeição ligeira.

Antes de iniciar qualquer programa de atividade física deve ser realizada uma avaliação, fundamental para detetar complicações decorrentes da diabetes e estabelecer alguns limites, de forma a não colocar em risco a integridade física do praticante.

O AXIS WELLNESS disponibiliza consultas do exercício, para que seja efetuado o melhor enquadramento do exercício físico na prevenção e controlo da diabetes – por exemplo a doentes que apresentem pé diabético recomenda-se a realização de exercícios que não massacrem o pé, a utilização de calçado largo e almofadado e a utilização de meias sem rugas ou costuras.  É igualmente importante para a prescrição do treino mais adequado, definir o tipo de diabetes: tipo 1 (insulinodependentes) ou tipo 2 ( a mais comum e originada por hábitos de vida ou alimentação errados).

Para mais informações sobre prescrição de exercício físico para diabéticos clique aqui ou contacte-nos através do 258 847 555 (Viana do Castelo) ou 258 938 554 (Ponte de Lima).