Axis Wellness Club

10 benefícios da prática regular de hidroginástica

Quem não gosta de uma piscina? Já pensou em aliar a diversão da piscina com exercício físico e ter o melhor que uma atividade física pode proporcionar à saúde e ao corpo? A hidroginástica é exatamente isso, são exercícios dentro da água que contam com a possibilidade de realizar exercícios aeróbios ou de força com impacto reduzido sobre as articulações de membro inferiores e coluna.

As aulas duram 45 minutos, idealmente com a altura da água próxima do peito, numa temperatura agradável (28º/29º). Este tipo de atividade é indicado para pessoas de todas as idades, sendo ótimo para praticar durante a gravidez ou na 3ª idade.

Os principais benefícios da hidroginástica para a sua saúde são:

1. Ajuda na perda de peso porque aumenta o gasto energético do corpo

2. Melhora a circulação devido ao aumento da contração muscular e atividade aeróbia, e como resultado, o coração funciona de forma mais eficaz;

3. Melhora a respiração devido a necessidade de inspirações mais profundas ao realizar os exercícios;

4. Fortalece os músculos devido a contração muscular, melhoria da flexibilidade e força;

5. Melhora a postura;

6. Melhora a flexibilidade do corpo devido ao aumento da amplitude dos movimentos realizados;

7. Aumenta a capacidade de coordenação motora ao serem realizados exercícios ritmados movendo braços e pernas – este benefício é especialmente relevante em idosos;

8. Não prejudica as articulações, sendo ideal para quem sofre com artrite ou artrose ou está muito acima do peso;

9. Diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial devido à melhor eficiência do trabalho do coração;

10. Promove o bem-estar porque melhora a circulação, não tem impacto, há pouca dor muscular depois das aulas e ainda permite a socialização.

Para queimar mais calorias e fortalecer ainda mais os músculos e as articulações, os movimentos realizados durante a aula de hidroginástica devem ser fortes e podem ser usados pequenos equipamentos de piscina como os flutuadores que podem ser usados nos braços ou nas pernas.

Para saber mais sobre as aulas de hidroginástica no AXIS WELLNESS clique aqui ou aqui