Axis Wellness Club

11 minutos de exercício físico diário já têm um impacto positivo na sua saúde

Níveis mais elevados de atividade física têm sido associados a taxas mais baixas de morte prematura e doenças crónicas, de acordo com pesquisas anteriores.

Mas as razões pelas quais os níveis de risco baixam pela quantidade de exercício que alguém faz têm sido mais difíceis de determinar. Para explorar este impacto, cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, analisaram dados de 196 estudos, totalizando mais de 30 milhões de participantes adultos seguidos, em média, durante 10 anos. Os resultados do último estudo foram publicados no British Journal of Sports Medicine.

O estudo concentrou-se, principalmente, nos participantes que tinham feito a quantidade mínima recomendada de 150 minutos de exercício por semana, ou 22 minutos por dia. Em comparação com os participantes inativos, os adultos que fizeram 150 minutos de atividade física moderada a vigorosa por semana tinham um risco 31% inferior de morrer por qualquer causa, 29% inferior de morrer de doença cardiovascular e 15% inferior de morrer de cancro.

A mesma quantidade de exercício foi associada a um risco 27% menor de desenvolver doenças cardiovasculares e 12% menor quando se trata de cancro.

“Esta é uma revisão sistemática convincente de investigação já existente”, disse Leana Wen, analista médica da CNN, médica de urgência e professora de saúde pública na Universidade George Washington, nos Estados Unidos, que não esteve envolvida no estudo. “Já sabíamos que havia uma forte correlação entre o aumento da atividade física e a redução do risco de doenças cardiovasculares, cancro e morte prematura. Esta pesquisa confirma-o e, além disso, afirma que uma quantidade inferior a 150 minutos de exercício recomendados por semana pode também ajudar.”

Mesmo as pessoas que fizeram apenas metade da quantidade mínima recomendada de atividade física beneficiaram. Acumulando 75 minutos de atividade de intensidade moderada por semana – cerca de 11 minutos de atividade por dia – foi associado a um risco 23% inferior de morte prematura. Tornar-se ativo durante 75 minutos numa base semanal também foi suficiente para reduzir em 17% o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e cancro em 7%.

PODE TER INTERESSE EM LER: DICAS PARA TREINAR QUANDO TEM POUCO TEMPO

Com mais de 150 minutos por semana, quaisquer benefícios adicionais eram inferiores.

“Se acha a ideia de 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana assustadora, então as nossas descobertas são boas notícias para si”, disse o autor do estudo, Soren Brage, líder do grupo de epidemiologia da atividade física na Medical Research Council Epidemiology Unit da Universidade de Cambridge, num comunicado à imprensa. “E é um bom ponto de partida – se achar que 75 minutos por semana é exequível, pode tentar aumentar gradualmente até ao total recomendado.”

As conclusões dos autores vão ao encontro da posição da Organização Mundial de Saúde de que fazer alguma atividade física é melhor do que não fazer nenhuma, mesmo que não se obtenha as quantidades recomendadas de exercício.

“Uma em cada dez mortes prematuras poderia ter sido evitada se todos atingissem, pelo menos, metade do nível recomendado de atividade física”, escreveram os autores do estudo. Além disso, “10,9% e 5,2% de todos os casos de doença cardiovascular e cancro poderiam ter sido prevenidos”.

No fundo irá sempre haver um ótimo motivo para não fazer alguma coisa, mas reservar tempo para si é essencial para o seu bem-estar geral! E quando se sente bem consigo mesmo, isso tem um efeito real que pode melhorar a sua qualidade de vida diária de muitíssimas maneiras.

Conheça o nosso clube e saiba como podemos ajudar a rentabilizar o seu tempo de treino, clicando aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).

 

Referências:

CNN Portugal – Apenas 11 minutos de exercício diário podem ter um impacto positivo na sua saúde

 

Créditos da foto: designed by Marymarkevich – Freepik.com