Axis Wellness Club

10 mitos sobre perda de peso que podem estar a sabotar o seu esforço.

As teorias que passam de boca em boca são das principais inimigas de quem pretende perder peso. Embora algumas das teorias sejam, de facto, verdadeiras, outras não passam de mitos que se enraizaram. Enunciamos dez dos principais mitos sobre perda de peso, que podem estar a sabotar todo o seu esforço.

1 – As calorias são todas iguais

Um dos mitos sobre a perda de peso mais comuns diz respeito à ideia de que as calorias são todas iguais. Ora, apesar de ser verdade que para perder peso é necessário um balanço energético negativo, ou seja, ingerir menos calorias (de qualquer tipo) do que aquelas que gasta, importa saber de que alimentos provêm essas calorias, pois as mesmas calorias provenientes da proteína ou de açúcares têm um impacto diferente a nível da saúde e composição corporal.  É certo que para perder peso é necessário ingerir menos calorias do que aquelas que o organismo gasta, contudo, é importante avaliar a origem dessas calorias visto que alimentos que nos fornecem ‘calorias vazias’ (como por exemplo doces e refrigerantes), ou seja, que apenas nos fornecem energia e não nutrientes essenciais (vitaminas e minerais), devem ser evitados. A qualidade do nosso plano alimentar é por isso fundamental para o objetivo de perda de peso a longo prazo”.

PODE TER INTERESSE EM LER: AS CALORIAS QUEIMADAS SÃO TODAS IGUAIS?

2 –  Fazer exercício em jejum é ideal para perder peso

Praticar exercício físico em jejum, após uma longa noite de sono, reduz o rendimento físico e não é o ideal para promover a perda de peso ou de massa gorda. Reduz os reflexos e a capacidade de resposta e isso fará aumentar o risco de lesão durante a prática de exercício físico. Deverá assim, mesmo que o objetivo seja perder peso, consumir alimentos que forneçam energia antes do treino, ricos em hidratos de carbono complexos, como pão, ou cereais não refinados e não açucarados ou fruta fresca.

3 – Todas as gorduras são más e devemos evitá-las

O grupo das gorduras deve fornecer apenas o correspondente a 2% do seu dia alimentar (1 a 3 porções por dia), mas isso não significa deixar de consumir todas as gorduras. Devemos sobretudo limitar o consumo de gordura de origem animal (gordura saturada) e privilegiar o consumo de gorduras mais saudáveis (insaturadas), como por exemplo a gordura proveniente do peixe gordo e de fontes vegetais, como frutos secos.

4 – Para emagrecer temos de cortar com os hidratos de carbono

Ao contrário do que se diz, os alimentos que fornecem hidratos de carbono, sobretudo os não refinados ou complexos, não devem ser excluídos de nenhum plano alimentar. A quantidade ingerida deve, no entanto, ser adequada a cada situação em particular e objetivo pretendido. Os hidratos de carbono são os fornecedores de energia por excelência, e são importantes para a função cognitiva e para o normal funcionamento do metabolismo. Para além disso muitos dos alimentos ricos em hidratos de carbono também fornecem vitaminas e minerais importantes para o organismo.

TAMBÉM PODE TER INTERESSE EM LER: DIGA-NOS O SEU OBJETIVO E DIREMOS COMO SE DEVE ALIMENTAR!

5 – A perda de peso é um processo linear

Muito comum entre quem deseja perder peso, é a teoria de que a perda de peso é um processo linear e que toda a gente perde peso com a mesma restrição alimentar. Em primeiro lugar, cada pessoa tem o seu próprio metabolismo, o que, por si só, é já um fator individual que influencia de forma marcada a velocidade da perda de peso. Além disso, para a mesma pessoa, a perda de peso não é constante e linear ao longo do tempo, visto que no primeiro mês a perda é muito superior e depois tende a abrandar devido ao processo de adaptação metabólica inerente.

PODE TER INTERESSE EM LER: 5 ERROS QUE COMETEMOS QUANDO QUEREMOS PERDER PESO

6 –  Os suplementos para perda de peso fazem milagres

Encarar os suplementos para emagrecer como soluções milagrosas para o salvar da sua alimentação e estilo de vida desequilibrados, é também um dos mitos mais recorrentes sobre a perda de peso, que precisa de ser rapidamente esclarecido. De facto, apesar de existirem suplementos que podem acelerar a perda de peso, nomeadamente, promovendo uma diminuição do apetite ou acelerar o metabolismo, a toma destes produtos de forma isolada não terá efeitos significativos, e tem de ser sempre acompanhada por exercício físico regular e moderação a nível alimentar.

7 – Se fizer exercício não é necessário fazer restrição alimentar

Um dos erros mais comuns de quem está a fazer dieta e alia o exercício físico regular neste processo, é o pensamento de que as calorias gastas com o exercício podem atenuar / contrabalançar a ingestão de alguns alimentos menos recomendados. Evite cair nesta tentação, pois as calorias gastas durante o treino, não são, na esmagadora maioria dos casos, suficientes para cobrir a ingestão energética associada a refeições de fast food ou com elevado volume de alimentos. Além disso, depois do treino é quando o corpo está mais recetivo aos nutrientes. Se ingerir alimentos ricos em gordura e / ou açúcar, são esses os nutrientes que mais vai absorver, promovendo o aumento da massa gorda.

8 – Os alimentos integrais engordam menos que as respetivas versões refinadas

Ser integral não implica ser light nem engordar menos que as respetivas versões refinadas. Na verdade, os alimentos integrais têm um valor energético e de hidratos de carbono muito próximos das versões refinadas. Como tal, se opta por alimentos integrais e os consome nas mesmas quantidades ou até em mais quantidade, não vai emagrecer. Não obstante, importa sempre reforçar que os alimentos integrais são sempre de preferir face às versões refinadas, devido ao maior teor de fibra, vitaminas e minerais.

9 – Os alimentos sem glúten ajudam a emagrecer

A moda da exclusão do glúten estendeu-se à perda peso, tendo surgido o mito de que alimentos sem glúten não engordam ou ajudam a emagrecer. No entanto, a verdade é que a maioria dos alimentos sem glúten possuem elevado teor de gordura e / ou açúcar, assim como de sal. Como tal, se não é intolerante ao glúten, não deixe de consumir os produtos que naturalmente o contêm. Simplesmente modere o seu consumo.

10 – O pão engorda

Todos nós já ouvimos alguém dizer “Comer pão engorda”. Mas será mesmo assim? A verdade é que o pão, principalmente nas suas versões pouco refinadas, é um alimento completo, sem açúcar e sem gordura, sendo muito mais interessante que qualquer bolacha ou cereais açucarados. O problema está, muitas vezes, nas quantidades consumidas e no seu “recheio”, (compotas extremamente açucaradas, manteiga, cremes vegetais, queijos com elevado teor de gordura, enchidos). Se comer com moderação e se incluir um queijo magro ou fiambre de aves como recheio, vai ver que não vai prejudicar a balança e vai ajudar a manter a saciedade.

PODE TER INTERESSE EM LER: 11 COISAS QUE OS NUTRICIONISTAS PEDEM QUE PARE DE FAZER PARA PERDER PESO

Em resumo: 

O processo de perda de peso não é linear / constante ao longo do tempo nem igual para todas as pessoas. Além disso, não implica cortes radicais a nível alimentar, mas sim moderação e equilíbrio nas escolhas. Como tal, ler os rótulos e saber mais sobre o que a composição nutricional do alimento poderá fazer toda a diferença no processo de perda de peso.
Neste sentido procurar ajuda junto de um nutricionista de modo a obter um plano alimentar personalizado, assim como um profissional do exercício que adeque o exercício físico ao seu objetivo,  será a melhor opção para uma perda de peso saudável e ponderada.

No AXIS WELLNESS juntamos o melhor serviço de nutrição, com os profissionais de treinos mais qualificados. Para saber como o(a) podemos ajudar na perda de peso clique aqui ou contacte-nos através do nº 258 847 555 (Viana do Castelo) ou nº 258 938 554 (Ponte de Lima).